Cinema

Cine Passeio exibe gratuitamente os filmes mais injustiçados do Oscar

Por: André Luiz Costa
Cine Passeio exibe gratuitamente os filmes mais injustiçados do Oscar

Ao longo da história do Oscar, muitas produções foram injustiçadas ou não receberam a devida atenção da Academia. É o caso, por exemplo, de Taxi Driver, lançado em 1976 e dirigido por Martin Scorsese. O filme, um marco na carreira do diretor, que ganhou a Palma de Ouro no festival de Cannes daquele ano, foi indicado em 4 categorias do Oscar, incluindo Melhor Ator e Melhor Atriz Coadjuvante pelas interpretações de Robert De Niro e Jodie Foster, mas não levou a estatueta em nenhuma das indicações. Esse também é o caso dos filmes que serão exibidos gratuitamente no Cine Passeio do dia 06/02 ao dia 09/02, na semana dedicada aos Mais Injustiçados do Oscar. Todos os filmes serão exibidos às 19h30, e a distribuição de ingressos ocorrerá na bilheteria a partir das 18h30.

Confira a programação:

06/02: Laranja Mecânica

Dirigido por Stanley Kubrick e lançado em 1971, o filme é uma adaptação do romance escrito por Anthony Burgess. A narrativa é centrada em Alex, um jovem líder de gangue que passa as noites vagueando por um cenário levemente distópico. Eventualmente, Alex é preso e passa por uma técnica que visa modificar seu comportamento. A produção foi indicada em quatro categorias, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor, mas não ganhou nenhuma.

07/02: Apocalypse Now

Outro clássico baseado em um texto literário, o roteiro para o filme foi inspirado por Coração das Trevas, romance de Joseph Conrad. Focado no capitão Willard, que faz uma viagem alucinante rio acima para encontrar e matar o coronel Kurtz, a narrativa é densa e transparece todas as dificuldades encontradas pela produção para concretizar o filme. Foi lançado em 1979 e uma versão ainda incompleta venceu a Palma de Ouro no Festival de Cannes. Além disso, recebeu oito indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme e Melhor Fotografia, levando apenas a estatueta para Melhor Trilha Sonora.

08/02: A Cor Púrpura

Adaptado do romance homônimo escrito por Alice Walker, A Cor Púrpura é o oitavo filme na carreira de Steven Spielberg. Conta a história de Celie, mulher afro-americana que mora no sul dos Estados Unidos e sonha em um dia reencontrar sua irmã na África. Com Danny Glover e Whoopi Goldberg no elenco, o filme recebeu dez indicações ao Oscar, incluindo Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Canção Original, além de Melhor Filme, e não venceu nenhuma delas.

09/02: Pulp Fiction – Tempo de Violência

Com um elenco de peso, composto por nomes como John Travolta, Samuel L. Jackson, Bruce Willis e Uma Thurman, o filme foi dirigido por Quentin Tarantino e lançado em 1994. Reúne três histórias diferentes de criminosos que, eventualmente, se cruzam e são resolvidas na cena final. Foi indicado em sete categorias, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor, recebendo apenas a estatueta de Melhor Roteiro Original.

>>>The Wailers, lendária banda de Bob Marley, anuncia show em Curitiba

>>>Show da britânica Rita Ora tem desconto de 50% pelo Clube; saiba onde comprar