Cinema

Cinco histórias verdadeiras e de arrepiar por trás de A Freira

Por: Luciana Penante, especial para Gazeta do Povo
Cinco histórias verdadeiras e de arrepiar por trás de A Freira

A Freira já estará à solta nos cinemas no dia 5 de setembro e o Guia Gazeta do Povo + Clube separou curiosidades de arrepiar sobre o filme e o universo de Invocação do Mal – do qual a freira Valak faz parte.

1) Na cronologia dos filmes, apesar de ser lançado somente agora, A Freira é a primeira história da série e ocorre em 1952. Na sequência, vêm Annabelle 2: A Criação do Mal, que se passa em 1955; Annabelle, em 1970; Invocação do Mal, em 1971 e Invocação do Mal 2 em 1977.

2) A freira aparece pela primeira vez no filme Invocação do Mal 2, assombrando a médium Lorraine Warren. Lorraine realmente existe e em parceria com o marido Ed Warren (falecido em 2006) investigou milhares de supostos casos paranormais. Muitos itens dos casos foram reunidos em um museu de ocultismo que fica nos fundos da casa dela, em Connecticut, nos Estados Unidos. O museu já foi tema de matéria no Fantástico.

3) Lorraine Warren (interpretada por Vera Farmiga) diz ter realmente sido assombrada pela freira, que aparecia para a médium em forma de entidade espectral. Em Invocação do Mal 2, a figura de fato assombra Lorraine, fazendo-a inclusive ter visões do marido, Ed, sendo morto pela entidade macabra.

Lorraine Warren e Vera Farmiga, durante gravação do filme Invocação do Mal 2. Foto: Divulgação.

4) No novo filme, Taissa Farmiga (irmã caçula de Vera Farmiga) interpreta Irmã Irene. Mas o verdadeiro nome da freira do filme é Valak, que também é o nome de um demônio muito poderoso, segundo o grimório “A Chave Menor de Salomão” – livro que de fato existe e supostamente ensinaria a torturar demônios para conseguir realizar desejos pessoais. Grimórios são coleções medievais de feitiços, rituais e encantamentos mágicos atribuídas a fontes clássicas hebraicas ou egípcias.

Taissa Farmiga como a freira Irene. Foto: Divulgação.

5) Algumas das histórias reais vividas pelos Warren durante seus 60 anos de atividade estão compiladas em um livro. “Ed & Lorraine Warren – Demonologistas – Arquivos Sobrenaturais”, de Gerald Brittle, inclui relatos de poltergeists, casas mal assombradas e possessões demoníacas. James Wan, diretor de Invocação do Mal 2, disse ser o livro mais assustador que já leu.

A freira possuída do filme, que tem pré-estreia em 5 de setembro. Foto: Divulgação.

Veja também:

>>> Você vai morrer de medo com o novo trailer de A Freira. Veja!