Eventos

Carros incríveis para conhecer em Curitiba neste fim de semana

Por: Anna Sens, especial para a Gazeta do Povo
Carros incríveis para conhecer em Curitiba neste fim de semana

“Carros antigos têm o poder de tirar as pessoas de casa”, é o que diz o rapper Jonathan O Gralha, apaixonado por customização. Ele está expondo um Galaxie 67 apelidado de El Guarani na 2ª edição da Old & Low Car Curitiba, que ocorre até domingo (17) na Expo Renault Barigui.

>>> Fim do horário de verão: baladas para curtir uma hora a mais de festa  

O carro inteiro de Jonathan é uma homenagem à cultura indígena paranaense e tem referências bem curitibocas: pinhões, pinheiros e gralhas azuis enfeitam os faróis, espelhos e rodas. A cultura representada neste Low Rider (carro inspirado no estilo mexicano) é uma das muitas presentes na feira, que reúne carros clássicos e antigos de diversos modelos.

Entre as raridades, um Pontiac 39 (acima), o único do Brasil, brilha entre os automóveis. Ao lado, um Impala 61 branco, em perfeito estado de conservação. Há quem se apaixone pelo imponente Cadillac 57 roxo (abaixo), restaurado, e que agora ostenta direção elétrica, bem como poltronas e vidros equipados com a tecnologia.

Há uma ala só com carros que marcaram história em território brasileiro: do Fiat 147 ao Fusca, da Kombi (abaixo) ao Zé do Caixão (VW 1600).

Para quem gosta de clássicos, os volumosos e potentes Muscle Cars – como os amados Mavericks – marcam presença. 

É possível conhecer alguns Hot Rods – carros robustos americanos lançados após a II Guerra Mundial, tanto customizados quanto restaurados.

Ainda, os Rat Looks, automóveis customizados para ganharem a aparência de “enferrujados”; rebaixados e exclusivos.

Coleções e atividades

A coleção de itens originais de Ayrton Senna, do acervo do curitibano Odin Baumeier, reúne cerca de 150 peças em exposição, bem como uma réplica da McLaren do ídolo. 

No evento, também está exposta uma coleção de Star Wars e há mais de cinquenta estandes de venda, com roupas ao estilo pin-up, peças de carro, miniaturas e antiguidades. Para as crianças, um Espaço Kids com brincadeiras na parte externa. Há ainda praça de alimentação e shows para animar o público.

O valor da entrada é R$ 15 (crianças até dez anos não pagam; idosos a partir de 60 anos pagam R$ 10) e o bilhete é adquirido na hora.