Saudades de uma carne de onça, né meu filho?

Por:
carne de onça bar dona benta Foto: Daniel Sorrentino / clix.fot.br – crédito obrigatório

Carne de onça é uma das comidas afetivas preferidas do curitibano. Comum em rodas de amigos, o prato tornou-se tornou-se patrimônio imaterial da cidade em 2016. Bora ler, matar a saudade e pedir com desconto? Confira na matéria.

Primeiramente, o nome: ainda que curioso, a denominação do prato gera desconfiança – sobretudo em turistas e novos residentes. Portanto, esclarecemos: carne de onça é bovina, não tem nada de felina – porque ninguém come gato e muito menos arriscaria a vida atrás de uma onça.

1. De onde veio?

Embora não se possa “bater o martelo” em relação à sua origem, a versão mais aceita diz que a carne de onça é uma mistura de gastronomias de diversos países e remete a três receitas originárias da Europa e Oriente Médio: o Hackepeter alemão, o Steak Tartare francês e o Quibe Cru libanês ou sírio.

carne de onça origem

2. Como é feita a carne de onça?

Nós já falamos sobre isso, né? Mas vale a pena repetir: o prato nada tem de suspeito. Ao contrário, é feito com “carne bovina magra (sem nervo ou gordura) sobre fatias de broa preta, pimenta-do-reino, sal, azeite de oliva extra virgem, cebola e cheiro verde“, descreve Sérgio Medeiros, organizador de duas edições do Festival de Carne de Onça de Curitiba.

meme carne de onça curitiba

3. O nome e o bafo

Como tudo que se torna folclórico, o nome do prato abre margem para controvérsias. A mais aceita, entretanto, diz que a denominação é resultante do hálito de quem come o tira-gosto, deixando no ar o rastro de “bafo de onça“.

Obs: Agora nos perguntamos: quem chegou perto de uma onça – e saiu vivo – para falar mal do seu bafo?

4. Sentir falta pra quê?

Enfim, o momento mais aguardado: provar, comer e pedir mais! Dá para matar a vontade e apreciar a carne de onça mais premiada da cidade no Bar Canabenta.

O Canabenta tem em sua essência as coisas simples da vida, deliciosos petiscos e comidinhas especiais feitas com muito carinho, cuidado e especial atenção aos detalhes que tornam as coisas simples, memoráveis.

Cozinha premiada

A cozinha do Canabenta foi premiada pela revista Veja Comer & Beber e tem em seu cardápio petiscos, porções e sanduíches: do mais pedidos Pão com Bolinho e RollMops até o prato que originou essa matéria.

Ligue para o CanaBenta e peça sua “carne de onça” com 20% de desconto para quem é Clube. Mate a saudade, a vontade e conte pra gente se você gostou dessa matéria.

CANA BENTA

CANA BENTA

Bares e Baladas

20% em desconto para clientes do Clube