Passeios

Cânion da Faxina: formações rochosas de 400 milhões de anos estão perto de Curitiba

Por: Gazeta do Povo
Cânion da Faxina: formações rochosas de 400 milhões de anos estão perto de Curitiba

Na divisa entre Campo Largo e Balsa Nova está o Cânion da Faxina, um pedacinho da Escarpa Devoniana (unidade de conservação que protege os Campos Gerais do Paraná) que divide o primeiro do segundo planalto paranaense. Pertinho de Curitiba, as escarpas do Cânion da Faxina embelezam a Serra de São Luiz do Purunã. 

O cânion fica na ponta leste da Escarpa Devoniana, um patrimônio natural que abriga formações rochosas de mais de 400 milhões de anos, assim como as do Parque Estadual de Vila Velha. A serra abriga nascentes e mananciais, além de espécies de fauna e flora ameaçadas de extinção como o lobo-guará e a gralha-azul. 

Para chegar ao cânion são diversas opções de trilhas – algumas mais simples e outras que contém uma certa dose de montanhismo. Então, é sempre melhor estar acompanhado de um guia. Em São Luiz do Purunã, algumas agências realizam o passeio. Nas trilhas é possível percorrer a serra e encontrar os mirantes e paredões do Cânion da Faxina. Um dos destaques desse passeio é a cachoeira em meio à mata, que pode ser avistada apenas de cima.  

A chegada até a trilha também é um belo passeio. A estrada da Faxina tem um trecho asfaltado e outro, de 8 quilômetros, de estrada de terra. Por isso, é sempre bom ir acompanhado de um guia.

Para mais informações sobre o passeio que leva até o Cânion da Faxina, entre em contato com a agência Os Encantos de Balsa Nova pelo telefone (41) 99118-0470. 

 

LEIA TAMBÉM 

>>> Terceira maior caverna do Paraná está a 30 km de Curitiba

>>> Fenda do Nick: conheça o passeio que passa por gigantes paredões em Tibagi