Eventos

Grande concerto de Natal de Curitiba reúne mais de 100 músicos e 17 composições

Por: Da Redação.
Grande concerto de Natal de Curitiba reúne mais de 100 músicos e 17 composições

Entre luzes, Papai Noel e decoração especial, também tem espaço para a música clássica na programação de Natal de Curitiba. Uma tradição, aliás, que completa uma década este ano. No próximo dia 13, a partir das 20 horas, o Teatro Positivo recebe o Grande Concerto de Natal de Curitiba, evento beneficente em que os espectadores terão a oportunidade de apreciar temas clássicos, canções natalinas e ainda conhecer um pouco da história da música clássica.

>>> Natal do Palácio Avenida estreia com mais de 100 mil lâmpadas e lua gigante

Em sua décima edição, o Concerto de Natal contará com um repertório de 17 composições, executadas por mais de cem músicos. A apresentação deste ano terá curadoria de Fani Schiffer Durães, direção geral de Hélio Brandão e direção artística de Norton Morozowicz. A execução musical ficará a cargo da Orquestra Sinfonia Brasil, solistas, coral lírico adulto e coral infantil, com participação especial da atriz paranaense Maureen Miranda, cujo currículo inclui teatro, cinema e televisão.

>>> Papai Noel desfila de carro conversível pela Rua XV

Segundo o material distribuído pela assessoria de comunicação, o Concerto de Natal apresenta este ano “um programa dedicado a obras clássicas e natalinas, trazendo, de forma didática, um panorama histórico e cronológico da música clássica mundial. No repertório, do barroco à contemporaneidade, canções tradicionais que embalam o Natal no mundo todo são executadas por mais de cem músicos.”

No programa estão as seguintes obras: “Christmas Festival”, de Leroy Anderson, “Oratório de Natal – Jauchzet frohlocket”, de Johann Sebastian Bach, “Dixit Maria”, de Hans L. Hassler, “O Little Town of Bethlehem”, canção inglesa tradicional de Natal do século 16, “Hallelujah – Chorus do Oratório Messias”, de Georg Händel, “Ave Maria”, de Franz Schubert, “Hark! The Herald Angels Sings”, de Felix Mendelssohn, “Regina Coeli” (da ópera Cavalleria Rusticana), de Pietro Mascagni, “Edelweiss” (do filme A Noviça Rebelde), “Noite Feliz (Stille Nacht)”, de Franz Gruber, “Jingle Bells”, de J. Lord Pierpoint, “The Little Drummer Boy”, de Katherine K. Davis, “Oh Tannenbaum”, canção clássica de Natal alemã do século 16, “Noite Azul”, de Klécius Caldas, “Natal das Crianças”, de Otávio Henrique de Oliveira, “O Holly Night”, de Adolphe C. Adam, e “We Wish You a Merry Christmas”, canção tradicional inglesa do século 16.

Caráter beneficente
Patrocinado pelo Grupo Positivo e pelo Paraná Banco, o Concerto de Natal faz parte do projeto Clássicos Positivo, uma série anual de espetáculos de música clássica que marca os 10 anos do Teatro Positivo, e é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Segundo seus organizadores, o evento tem “função de responsabilidade social e popularização da música clássica”. Por conta disso, os ingressos (inclusive o estacionamento) são gratuitos – limitados à capacidade do Grande Auditório do Teatro Positivo (2.400 pessoas). Os interessados devem retirar os ingressos nos quiosques Disk Ingressos, em troca de um quilo de alimento não perecível, a ser entregue na entrada do concerto.

O material arrecadado será doado integralmente para a Associação Santa Rita de Cássia, instituição voluntária que presta assistência a 169 entidades, entre albergues, asilos, lar de idosos, casas de apoio, casas lares, centros de educação infantil, comunidades e famílias carentes, escolas, creches, contraturnos, grupos de ação social de Paróquias, hospitais e orfanatos. “A proposta dos concertos é, além de atingir objetivos didáticos, encantar, emocionar e ainda contribuir, por meio dos alimentos arrecadados, para um Natal mais feliz daqueles que receberão a doação. Dessa maneira, cumprimos também a missão de desenvolver, promover e fomentar a cultura, as artes e a cidadania em toda sua amplitude”, afirma a curadora do espetáculo, Fani Schiffer Durães.