Shows

Expoente do southern rock, Blackberry Smoke toca pela primeira vez em Curitiba

Por: Sandro Moser
Expoente do southern rock, Blackberry Smoke toca pela primeira vez em Curitiba

A primeira vez da banda Blackberry Smoke tocando no Brasil será no dia 9 de maio, na Ópera de Arame, em Curitiba, às 21h.

A banda formada no ano 2001 é hoje considerada uma das mais importantes representante do gênero southern rock e sucessora de bandas lendárias como Allman Brothers ou Lynyrd Skynyrd.

De sua casa, em Atlanta, nos Estados Unidos, o guitarrista, vocalista e compositor da banda Charlie Starr falou sobre a expectativa de tocar no Brasil pela primeira vez. “Não vemos a hora. Peço desculpas a nossos fãs pelo tempo que demorou, mas vamos fazer valer a pena”, disse.

“Vamos tocar uma material variado de todos os nossos álbuns e talvez uma surpresa ou outra, Nunca sabe”, disse. Depois de Curitiba, a banda passa por São Paulo e Porto Alegre.  

A banda que além de Starr tem Paul Jackson (guitarra e vocal), Brandon Still (teclados), Brit Turner (bateria) e Richard Turner (baixo, vocais), estreia no próximo ano em palcos brasileiros lançou em 2018 um álbum de estúdio, Find a Light, em abril, e um EP, The Southern Ground Sessions, em outubro.

Find a Light chegou ao Top 5 das paradas rock, country, folk e indie norte-americanas, repetindo o sucesso de discos anteriores. Like An Arrow (2016) e Holding All The Roses (2015) chegaram ao primeiro lugar nas paradas dos EUA e Inglaterra.

Para Starr, o álbum mais recente reflete a evolução musical da banda. “Todo álbum é uma fotografia de uma banda naquele momento especifico. Por isso todos nossos álbuns são diferentes entre si e isso é muito bom”, disse Starr.

Segundo Charlie, o Blackberry Smoke é uma “banda estradeira”. Seja pelo fato da banda fazer turnês extensas com uma media de 250 shows por ano. Ou por conta do som, trilha sonora ideal para viagens automotivas de carro ou motocicleta.

“O que a gente faz melhor é cair na estrada e levar a música para as pessoas. Viajar, conhecer as pessoas, as culturas quando você começa é difícil querer parar”.

O termo Southern Rock é um recorte geográfico utilizado para se referir a um tipo de rock proveniente dos estados do sul dos Estados Unidos como: Alabama, Arkansas e a Geórgia do Blackberry Smoke, entre outros. Esteticamente é uma mistura de rock, blues e country music, com predomino da  guitarra elétrica e um arranjo próprio de vocais.

Para Starr o rotulo que “abrange um território bem vasto” e serve para denominar bandas muito diferentes entre si. Ainda assim, ele adota o rótulo. “Se a maioria das pessoas que curte a nossa música instintivamente nos chama assim então é por que deve ser isso mesmo”.

Fãs e crítica especializada elevam o Blackberru Smoke ao status de banda que está renovando o gênero cujos fãs são conhecidos por serem tradicionalistas e conservadores.  

Segundo Starr, esta nunca foi a intenção da banda, mas o quarteto está pronto para segurar a onda. “Somos apenas quatro caras tocando a música como sentimos que devemos fazê-lo. Nos honra se as pessoas consideram que a banda esta carregando a tocha do novo southern rock. Ainda que isso tenha acontecido totalmente por acidente”.