Logo do Whatapp na cor verde

Notícias que a gente gosta imagem com a palabra gosta

Publicado em 22/09/2017

22/09/2017 - Outros

Aos 95 anos, a estrela Bibi Ferreira canta clássicos de Sinatra, Gardel e Piaf no Guairão

No edifício da história dos espetáculos brasileiros, Bibi Ferreira vive na cobertura. Ela é a grande estrela dos nossos palcos: bailarina, atriz, diretora de peças teatrais e óperas, cantora lírica e popular. Aos 95 anos, a estrela apresenta no Teatro Guaíra, no próximo dia 7 de outubro, sábado, o espetáculo 4XBIBI.

No show, ela usa sua voz para percorrer o repertório de quatro outras estrelas da música mundial: a cantora francesa Edith Piaf, Frank Sinatra, o rei do tango Carlos Gardel e a fadista portuguesa Amália Rodrigues.

De Piaf, ela canta clássicos como Je ne Regrette Rien e Hymneal'amou. Em espanhol, sua primeira língua, canta tangos como Cuesta Abajo. Do repertório de Sinatra, All The Way e The Lady is a Trump, entre outras. Bibi também interpreta alguns fados famosos na voz de Amália Rodrigues, com quem conviveu e sobre quem conta algumas histórias no intervalo das canções. Aliás, ele conta histórias de cada um dos seus homenageados. E muitas de sua própria carreira, que se iniciou antes que ela completasse um mês de vida.

Uma vida nos palcos

Filha do ator Procópio Ferreira e da bailarina espanhola Aída Izquierdo, foi levada aos palcos pela primeira vez aos 24 dias de vida, na peça Manhãs de Sol, de Oduvaldo Vianna. A estreia profissional no teatro, porém, aconteceu em 1941, na peça La Locandiera. Em 1944, montou a própria companhia teatral, reunindo alguns dos nomes mais importantes do teatro brasileiro, como Cacilda Becker, Maria Della Costa e a diretora Henriette Morineau. Antes ela já tinha participado do filme Cidade Mulher, de 1936.

Na década de 1960, estrelou os sucessos dos musicais, como Minha Querida Dama (My Fair Lady), ao lado de Paulo Autran, seu principal parceiro de palco. Nessa época atuou também em musicais de teatro e televisão. Em 1975, participou de "Gota d'Água", de Chico Buarque e Paulo Pontes. Na últimas décadas tem se dedicado a carreira de música seja produzindo operas ou cantando música popular.

O show que traz a Curitiba foi concebido como uma homenagem aos seus 95 anos de idade, completados no ano passado, e revisita momentos importantes de sua carreira. No show, Bibi se apresenta acompanhada por um quinteto e sob a regência do maestro Flávio Mendes, responsável também pelos arranjos e direção musical.