Cinema

Antes da estreia! Assinantes da Gazeta do Povo assistem a “Kardec” em Curitiba

Por: Aléxia Saraiva
Antes da estreia! Assinantes da Gazeta do Povo assistem a “Kardec” em Curitiba

"Kardec" estreia oficialmente no dia 16 de maio, mas os assinantes da Gazeta do Povo tiveram a oportunidade de conferir o longa com exclusividade já neste sábado (11). A sessão foi realizada às 10h no Cinesystem do Shopping Curitiba, seguida por um debate com o jornalista e crítico de cinema Marden Machado e a jornalista e estudiosa do espiritismo Evelise Baroni. 

O filme é uma biografia de Allan Kardec (Leonardo Medeiros), nome pelo qual é reconhecido o educador francês Leon Rivail, famoso por seus livros que decodificaram e popularizaram o espiritismo. O roteiro conta sua história desde quando o professor decidiu se aposentar até o início do processo de codificação da doutrina. "Kardec" tem direção de Wagner de Assis, que também dirigiu "Nosso Lar" – longa-metragem de temática espírita de maior sucesso no Brasil, que levou às salas de cinema um total de quatro milhões de espectadores e que detém a 28ª colocação nas maiores bilheterias de filmes brasileiros.

Segundo Marden Machado, o novo longa integra uma tradição brasileira de filmes com temáticas espíritas, com uma sequência de novas produções voltadas a elas. 2019 também promete a estreia de "Divaldo Franco", filme biográfico do médium homônimo previsto para setembro.

A sessão estava cheia e levou tanto curiosos quanto especialistas do tema para conferir a produção. A maquiadora Daniele Braga Saldanha, espírita, comemorou a oportunidade de assistir ao filme com exclusividade. "O filme trata de um assunto muito válido que é o preconceito que se tem do espiritismo, que também foi discutido no debate. O filme dá uma boa noção do que foi a vida de Allan Kardec e consegue trazer sua história de uma forma interessante", avalia. "Já estou esperando a oportunidade de ver 'Dilvado Franco' antes da estreia também!".

A sessão especial de cinema com debates é uma parceria da Gazeta do Povo com o cinema Cinesystem.