Eventos

Bandas e estilistas independentes se apresentam em evento gratuito no Pátio Batel

Por: Por Mariana Ceccon, Especial para Gazeta do Povo
Bandas e estilistas independentes se apresentam em evento gratuito no Pátio Batel

Independente, autêntico, sustentável e com alta qualidade. Essas são as regras mágicas dos profissionais que se apresentam e expõem seus produtos na 10ª edição do LABModa, no Pátio Batel, desde a última quinta-feira (25). O evento foi criado para mostrar ao público o que há de mais novo nas grifes curitibanas, embalados por música local e internacional.

O evento, que é gratuito, está rolando no piso S1 do Pátio Batel, e vai até o dia 14 de julho. Além de desfiles das marcas de roupas e acessórios (totalizando 28 grifes divididas em duas temporadas), o evento conta com palestras e bate-papos sobre moda, apresentações de dança e claro, muita música. As programações do LABModa são diárias, sempre nos inícios de noite.

Quem curte a junção de inovação e moda vai se surpreender com a quantidade de peças exclusivas. Os acessórios por exemplo, são feitos dos mais diversos materiais. Metal, madeira e até flores encapsuladas estão entre as novidades apresentadas por marcas como Sassi Design e VLuxo.

Já nas roupas a palavra de ordem é reaproveitamento. Entram nesta pegada designers como Marcelo Carraro, com uma coleção feita em sua maioria por sobras de tecidos e a Transmuta especializada em recriar o vestuário a partir de tecidos e roupas que estavam desatualizados. Este ano, a assinatura da marca vem da criação de jaquetas produzidas a partir de barracas de acampamento.

Os fãs de tecidos puros também encontrarão coleções feitas inteiramente de algodão, como as peças de Iago Brand, ou com couro, como é o caso da coleção de Felícia Pretto.

Para quem não perde a oportunidade de garimpar novos looks, são 16 stands disponíveis, além de um dia inteiro dedicado a desfiles. O sábado (6) será dominado por lançamentos das marcas La Luz, H-AL e Yski. As apresentações começam a partir das 17h.

Empreendedorismo

Sustentabilidade é regra de ouro para os estilistas empreendedores. Foto: Divulgação/Amanda Vicentini

Quem se interessa por negócios pode acompanhar as palestras agendadas para os próximos dias 1, 2 e 3.  Nesses dias, às 17h, profissionais convidados irão falar sobre inovações no setor, direito na moda e até orientações e cuidados necessários durante a lavagem das roupas.

Em quase todos os dias, às 18h30, também rolam bate-papos entre empresários, público e entusiastas da área. Sustentabilidade nas produções, autenticidade, desenvolvimento de uma identidade e até o poder de manifesto em cada peça são os temas que serão abordados nas discussões com estilistas e empreendedores.

Música

A cantora francesa Camille Bertoult se apresentou no último dia 27, acompanhada do músico Nelson Faria. Foto: Divulgação

A programação também conta com cultura e entretenimento em horário fixo. Diariamente às 20h apresentações e lançamentos acontecem na passarela principal. Na segunda-feira (1), a Empatize Clothing promove uma apresentação de dança. Outros destaques ficam para o trio folk Tuyo, que toca nesta quarta-feira (3) e a banda de indie psicodélico Marrakesh, que se apresenta na sexta-feira (5).

Na última semana do evento apresentam-se no palco principal às 20h, a paulista Nômade Orchestra (10) e a psicodélica Glue Trip (12), de João Pessoa. A grande festa de encerramento começa às 18h do domingo (14) com participação da banda Buena Onda Social Dub.

Para conhecer toda a programação do evento e expositores confira o site oficial do evento.

Serviço