Shows

Antonina Blues Festival deste ano terá quatro dias de música e lançamento de cerveja

Por: Anna Sens, especial para a Gazeta do Povo
Antonina Blues Festival deste ano terá quatro dias de música e lançamento de cerveja

Vem aí a quinta edição do Antonina Blues Festival, entre os dias 20 e 23 de junho! O evento tradicional da cidade no literal do Paraná terá artistas nacionais e internacionais e shows de blues em diversos cantos. A programação musical ainda não foi divulgada.

O festival foi criado de maneira colaborativa em 2015, e desde então tem movimentado a cena cultural do estado. Só no ano passado, foram 40 shows e cerca de 10 mil pessoas nos três dias de evento. Já neste ano, serão quatro dias de Antonina Blues Festival e a expectativa de shows e público é ainda maior.

Uma das principais novidades de 2019 são as ações sociais com a comunidade antoninense. Serão realizadas cinco atividades antes e durante o festival: mostra de cinema sobre blues nas escolas; curso de luteria (construção de instrumentos); aula de violão para crianças; aula de gaita de boca e curso de fotografia.

>>> Exposições de artista paranaense estão entre as mais visitadas no mundo

“Muitos projetos vêm e se apropriam da cidade, mas não deixam nada nem democratizam a informação. Então a minha ideia é puxar o festival para o povo”, conta Ricardo Janotto, produtor do festival pela Vitral Produções.

O slogan deste ano é “Do Cacatua ao Mississipi”, para relacionar a cultura caiçara com o blues. “Antonina tem esse clima que dá certo com o blues”, diz Ricardo, fazendo conexões entre Cacatua, bairro tradicional de Antonina, e Mississipi, onde o ritmo musical surgiu.

>>> Bondinho da XV tem contação de histórias gratuita para crianças

Outra novidade é que o palco principal será na Praça Feira Mar, na beira do trapiche. Lá também vão acontecer transmissões ao vivo da programação itinerante do Antonina Blues Festival. “Serão doze palcos distribuídos pela cidade, em oficinas mecânica, padarias, restaurantes, lanchonetes… Vamos circular pela cidade toda”, o produtor explica. 

Já inserido no calendário oficial de eventos do Paraná, o Antonina Blues Festival foi criado por locais – Marcos Maranhão, Vivian Ludwig, Gleisi Furlaneto e André Furlaneto. Também por isso, visa fazer um trabalho dedicado não só a turistas, mas também a comunidade antoninense. Completamente gratuito, os organizadores do festival solicitam doações e patrocínios para manter o evento acontecendo em Antonina.

>>> 7 lugares em Curitiba que já estão servindo quentão

Entre as ações promovidas para arrecadar fundos, terão festas no Distrito 1340 e no Jokers, em Curitiba. Além disso, em uma parceria com a Bodebrown, uma cerveja exclusiva para o Antonina Blues Festival será lançada, a Bodebrown IPA Blues Festival. Os produtores ainda querem levar harleyros e ciclistas para aproveitar o evento e a cidade. 

Como chegar

Antonina fica a 73,3 quilômetros de Curitiba. De carro, a viagem dura pouco mais de uma hora pela BR-277. É possível ir também pela Estrada da Graciosa. Já para quem prefere ir de ônibus, a Viação Graciosa faz viagens diárias à Antonina, com horários das 7h às 23h. O valor é, em média, de R$ 32.