Eventos

Ex-masterchef André Pionteke faz jantar especial em trem de luxo

Por: Maria Coelho
Ex-masterchef André Pionteke faz jantar especial em trem de luxo

Na próxima quinta-feira (17), será possível provar um menu masterchef a bordo de um trem de luxo. O ex-participante do Masterchef Profissionais 2018, André Pionteke, foi convidado pela Serra Verde Express para preparar uma experiência inesquecível no Expresso Classique. A experiência custa a partir de R$ 279 e tem desconto de 10% para assinantes do Clube Gazeta do Povo. No valor, está incluso um welcome drink; o menu, composto por couvert, entrada, prato principal e sobremesa; o trajeto completo do passeio; música ao vivo e estacionamento.

>>> Você pode experimentar o prato que Jamie Oliver mais vende no mundo

>>> Pague meia no show do Sisters of Mercy com o Clube

Em entrevista para o Clube Gazeta do Povo, André conta que a ideia do jantar é voltar no tempo, proporcionando uma experiência gastronômica em um vagão com referência aos anos 1930. Enquanto isso, o cardápio preza pela valorização dos ingredientes locais. “A experiência do trem por si só já é muito legal, o que eu quis trazer a mais pra ser um diferencial é o foco na Mata Atlântica e os produtos que tem nela”, disse. Pionteke define o cardápio como “caiçara com pegada oriental”. 

Para o chef, cujo trabalho é feito com a menor interferência possível no alimento, a culinária oriental abrange técnicas precisas, bem feitas e simples, mas sem dispensar uma boa apresentação, sabores e texturas. 

Os pratos serão baseados em países como a Índia, Tailândia, Coreia e Japão, mas totalmente produzidos com ingredientes disponíveis no estado. “A minha ideia é trazer uma técnica diferenciada com o sabor que a gente tá acostumado aqui. Quero evidenciar o que a gente tem de melhor na nossa região, não só no Paraná. A gente tem um leque muito grande”, conta. 

E os vegetarianos estarão bem servidos! 

No cardápio, haverá preparos específicos para o público. “Eu venho sentindo uma baixa preocupação de alguns chefs hoje em dia em colocar uma comida vegetariana com sabor. Ela pode ser muito bem feita e tomar lugar de muitos pratos com carne”.

O menu preparado pelo chef é composto por um couvert, com pão de fermentação natural, manteiga caseira, azeite de oliva e flor de sal; duas opções de entrada, cujo prato é um dumpling com curry vermelho e PANC’s, servido na versão vegetariana, de palmito pupunha com banana ou siri com banana. Prato principal, com a opção de Pururuca com abóbora, mix de cogumelos, picles de mostarda, tomates assados e molho de carne, ou; cogumelos laqueados acompanhados de missô com abóbora, picles de cogumelos/mostarda e tomates assados. A sobremesa é uma compota de goiaba com mousse de iogurte natural, chocolate branco, capim limão e tapioca. 

A recepção será na Oficina de Trens, às 19h30. O trem sai do local às 20h, segue para o Jardim Botânico e retorna à Estação Ferroviária. O jantar será servido próximo desse horário. Também haverá uma apresentação musical na plataforma. Por volta das 23h, o trem retorna à oficina. O vagão da Classe Imperial tem mesas para até quatro pessoas.

André Pionteke participou do Masterchef Profissionais 2018. Não chegou a final, mas conquistou o carinho do público e até dos chefs, que foram às lágrimas com sua saída. O chef já passou por cozinhas de restaurantes conhecidos na cidade como o C La Vie, Cantina do Délio, entre outros. No momento, atua na realização de eventos, consultorias e se prepara para inaugurar o restaurante Kitsune, com previsão de abertura na primeira semana de novembro. O estabelecimento está localizado no bairro Ahú, em Curitiba.