Perfil

Amor pela cozinha argentina: conheça a história de Yara, a chef da Tango Empanadas

Por: Laura Beal Bordin
Amor pela cozinha argentina: conheça a história de Yara, a chef da Tango Empanadas

Yara Inês Britto Moura Grigera, 32 anos, nasceu no Brasil, mas tem coração argentino. Já o seu pai, Carlos Enrique Grigera 59 anos, nasceu na Argentina, mas tem um pedacinho do seu coração dedicado ao Brasil. Mas, se tem uma coisa que passou de pai para filha foi o amor pela cozinha, que até hoje une os dois na cozinha da Tango Empanadas. 

A história de Yara começou em Assis Chateaubriand, no oeste do Paraná. Filha de pai argentino e mãe brasileira, sempre se sentiu filha de dois países. Aos quatro anos, foi morar com a família em Mar Del Plata, cidade argentina que fica a 400 quilômetros de Buenos Aires. Lá, foi alfabetizada em espanhol e aprendeu o jeitinho argentino de viver a vida. “Em tese, sou um pouquinho de cada coisa”, brinca a chef. 

Fotos: Lucas Dias / Clube Gazeta do Povo

E foi lá em Mar Del Plata que começou a se apaixonar pela gastronomia, comendo as tradicionais empanadas e as massas caseiras que o pai fazia em casa. Foi ele que a ensinou a cozinhar e todas as boas lembranças de sua infância são em torno das panelas. “Os momentos felizes de que me recordo são sempre à mesa, com a minha família, com tango tocando e as panelas batendo. A cozinha sempre esteve muito presente, desde que eu nasci”, diz Yara. 

Ao retornar ao Brasil, Yara e o pai continuaram a viver na cozinha. A receita das empanadas que servem hoje na Tango é uma receita de família, que vem sendo aperfeiçoada pelos dois há mais de 20 anos. Os dois continuaram fazendo as empanadas no Brasil, mas servindo apenas para compartilhar com os amigos. 

Fotos: Lucas Dias / Clube Gazeta do Povo

Os amigos, hoje sócios, Marcelo, Andreia e Aneliza, falaram que aquela receita era tão boa que não poderia ficar apenas na cozinha de casa. E então, começaram a pensar em abrir uma casa de empanadas. “Isso sempre ficava no imaginário, entre uma garrafa de vinho, entre uma conversa e outra”, conta Yara. Foi só quando encontraram o ponto, que fica na Avenida Vicente Machado, fechado há mais de 20 anos, que a ideia saiu do papel. “Os astros se alinharam e nos reunimos”, brinca. 

Hoje, Yara e o pai Carlos Enrique continuam unidos na cozinha, fazendo a mesma receita que faziam nos tempos vividos da Argentina (com alguns toques a mais, é claro). O restaurante oferece onze opções de empanadas, além das famosas mediallunas argentinas – sempre tentando trazer o gostinho tradicional para os clientes. 

A Tango Empanadas é parceira do Clube Gazeta do Povo e oferece 15% de desconto para assinantes, tanto no balcão quanto no delivery. Aproveite e faça o seu pedido pelo whatsapp (41) 98500-1039 informando o CPF. 

Tango Empanadas

Tango Empanadas

Restaurantes

15% em desconto para clientes do Clube