Filmes

Filme de Greta Gerwig, Adoráveis Mulheres retrata a força da união feminina

Por: Maria Coelho
Filme de Greta Gerwig, Adoráveis Mulheres retrata a força da união feminina

Estreia hoje (9) o filme Adoráveis Mulheres em todas as salas de cinema do Brasil. Assinantes do Clube Gazeta do Povo podem assisti-lo pagando meia em diversas salas da cidade. 

Com direção de Greta Gerwig, conhecida por filmes como Lady Bird: A Hora de Voar (2017) e Frances Ha (2012), o filme é baseado no livro Little Women – ou Mulherzinhas, traduzido para o português – publicado por Louisa May Alcott, em 1868. A história gira em torno de quatro irmãs: Jo (Saoirse Ronan), Meg (Emma Watson), Beth (Eliza Scanlen) e Amy March (Florence Pugh). Na trama, elas vivem os conflitos da passagem da infância para a vida adulta.

Entre idas e vindas, esses ritos são evidenciados pela escolha da fotografia, como na adolescência, em que os frames têm cores mais quentes, alegres e vivas. Já na vida adulta, período em que momentos difíceis assolam a vida das irmãs, os tons escuros ganham a cena, dando voz a toda a melancolia do momento. O final é um clássico: com todas as reviravoltas ao longo dos anos, as irmãs permanecem juntas, fortalecidas por tudo que enfrentaram. As cores alegres retornam a cena.

Outro ponto alto do longa é a atuação de Saoirse Ronan, no papel de Josephine. Mulher e escritora por vocação e amor, Jo representa a luta de mulheres que na época tinham seus desejos silenciados e eram preparadas apenas para o casamento. A jovem contraria essa regra e enfrenta tudo para ser uma grande escritora, a princípio de um jeito tímido, e depois se posicionando da forma que acredita: defendendo o valor do seu trabalho.

Esse tipo de conflito presente no filme reflete uma marca de Greta: a representação de inquietações do cotidiano, vividas por nós mesmos. Em Lady Bird, a jovem Christine McPherson – também interpretada por Saoirse Ronan – tem o sonho de estudar longe de casa e, com personalidade forte, corre atrás do objetivo em meio a passagem da adolescência para a vida adulta. De certa forma, todos passamos por isso, de um jeito ou de outro.

Apesar das diferenças entre as personalidades e os anseios das irmãs March, Adoráveis Mulheres é um filme sobre força feminina e sororidade. Sobre o que mulheres unidas são capazes de realizar.

LEIA TAMBÉM

>>> Conheça a piscina com água mineral que fica pertinho de Curitiba

>>> Rolês para fazer com o seu pet em Curitiba