Eventos

Craque da 8: fim de semana tem lançamento da biografia de Barcímio Sicupira

Por: Maria Coelho
Craque da 8: fim de semana tem lançamento da biografia de Barcímio Sicupira Sandro Moser e Barcímio Sicupira. Foto: Felipe Rosa/Gazeta do Povo.

No próximo sábado (3), a partir das 11h, o Planeta Drive-In recebe o lançamento do livro “Sicupira – Vida e Gols de um Craque Chamado Barcímio”, escrito pelo jornalista Sandro Moser. O evento conta com a participação de Moser e do próprio Sicupira, ídolo do Athletico Paranaense e um dos maiores atacantes da história do time. Os ingressos custam R$ 60 por carro e dão direito a um exemplar autografado pelo craque. Assinantes do Clube têm 20% de desconto na compra. 

A obra conta com mais de 350 páginas e para Sandro, é basicamente um livro de histórias de futebol. Mas engana-se quem pensa só nas quatro linhas do gramado, afinal de contas, “quem sabe só de futebol nem de futebol sabe”, ele brinca, citando a frase de César Menotti, ex-técnico da seleção argentina.

Segundo o jornalista, o futebol faz parte da cultura pop e brasileira e por isso deve ter suas memórias registradas. Para ele, o livro tem a ambição de contar a história da cidade, do Paraná e do Brasil, que com o tempo, foram se transformando. Somado a isso, a vida do craque é registrada desde o seu nascimento, em meio a Segunda Guerra Mundial, até os dias atuais, durante a pandemia do coronavírus.

Sicupira era o ídolo do pai de Sandro, Rodolfo, atleticano roxo. Na infância, ao ouvir as histórias do Craque da 8 – como ficou conhecido – o jornalista pensava em Sicupa como um jogador infalível, venerável, uma espécie de personagem mitológico. Na vida adulta, Sandro o conheceu como radialista e acabou fazendo amizade.

Em determinado momento, a família do jogador decidiu que era a hora de fazer uma biografia, e ao final de 2018, Sandro recebeu o convite: “me deram a honra e a responsabilidade de escrever e desde então eu aceitei e to pesquisando, correndo atrás. Entrevistei dezenas de amigos, colegas da rádio e televisão, viajei para o Rio de Janeiro, São Paulo, Ribeirão Preto, lugares onde ele morou. Fiz uma apuração completa e depois de todo esse tempo conseguimos lançar oficialmente”, diz.

Para o jornalista, desde que Sicupira surgiu nos anos 60, o craque nunca saiu do debate público: “ele teve uma carreira brilhante como jogador e radialista. Sempre foi uma figura importante na cidade, isso é muito raro. É um cara muito engraçado, uma pessoa muito querida, então tem muita gente disposta a falar sobre ele”, conta.

Sandro não esconde a satisfação em ter a história de Sicupira escrita pelas próprias mãos: “pro pequeno atleticano que vou ser pra sempre, é uma alegria indizível. Sinto muita satisfação e muita responsabilidade, como jornalista e agora biógrafo. Foi um desafio mas um grande prazer, é uma história muito rica, o personagem é adorável, complexo, tem uma vida extraordinária”.

Apesar da pandemia prejudicar todo o processo, Moser e a família do jogador acharam que não dava mais para esperar para lançar o livro. O evento, segundo o jornalista, é uma forma homenagear Barcímio, e presenteá-lo com com flores em vida: “é uma grande homenagem no palco mais bonito da América Latina”, diz.

Planeta Drive In - Lançamento do Livro Sicupira

Planeta Drive In – Lançamento do Livro Sicupira

Shows

20% em desconto para clientes do Clube