A verdadeira cuca de farofa: você conhece?

Curitibano ama cuca de farofa. Aliás, o Brasil todo já se rendeu a esse delicioso bolo de tabuleiro coberto de crocantes de manteiga. Com diversas frutas e modos de preparo, a cuca é uma receita amiga e fácil. Difícil mesmo é o seu nome original: streuselkuchen.
E o investigado de hoje é a cuca ou cuque (ou pode falar “streuselkuchen“).

Primeiramente, cuca de farofa é alemã ou polonesa?
A cuca, ou cuque, surgiu na região da Silésia- área limítrofe entre Alemanha e Polônia. Portanto, pode-se dizer que a cuca é uma autêntica alemã da Polônia (oi?).
Do palavrão à palavrinha “cuca de farofa”
A cuca é uma palavrinha abreviada do palavrão “streuselkuchen“, sendo streusel a farofinha de açúcar, manteiga, farinha e canela, e “kuchen”, bolo. Logo, cuca surgiu quando alguém ouviu kuchen, não entendeu direito, e chamou “cuca”.
Nem tudo que você vê, é cuca
Embora no Brasil a cuca é feita de massa, farofa e incrementos como uva preta, banana e até goiabada, na Alemanha a receita original usa apenas algumas variedades de frutas, como maçã, sementes de papoula, cereja, ruibarbo e um tipo de ameixa. Contudo, a farofa é a mesma para todos. Similaridades, entretanto, acabam aí, já que a massa da cuca de farofa alemã ou polonesa difere da brasileira: enquanto o brasileiro usa fermento químico, a massa original é à base de fermentação biológica igual à massa de pães.
Aprendeu a reconhecer a verdadeira cuca? Então que tal pedir a melhor? E com desconto!
A Casa Poland é especializada em cucas e cafés. E assim, segue o modo de preparo original com massa de fermentação biológica, uma verdadeira delícia. Uma não, várias delícias porque são muitas as opções de sabores:

Não passe vontade. Ligue agora para a Casa Poland e peça a cuca de farofa de verdade com o sabor que você preferir. Experimente e conte pra gente <3