Gastronomia

Aprenda a fazer o nhoque do Il Barbuto

Por: Redação
Aprenda a fazer o nhoque do Il Barbuto

Durante a quarentena, o Clube quer te ajudar a aprender coisas novas! Pensando nisso, a dica de hoje é uma receita de nhoque de um dos nossos parceiros: o Il Barbuto. O prato foi desenvolvido pelo chef do espaço, Flávio Zan, e é ele quem ensina o preparo. Confira: 

Ingredientes

1,200 kg de batata Asterix, o que equivale a 8 unidades médias

1 ovo

300g de farinha de trigo (30% do peso da batata)

Sal a gosto

Farinha de trigo para polvilhar a bancada

Modo de preparo

O primeiro passo é descascar as batatas e cortá-las em pedaços. Em uma panela média, com água já fervendo, coloque as batatas (a água tem que cobri-las) e cozinhe até que fiquem macias, mas tenha cuidado para não deixá-las mole. Para ver o ponto, espete com um garfo. Após o cozimento, escorra bem a água e passe as batatas ainda quentes por um espremedor, sobre uma tigela grande.

Quando a batata amassada amornar, tempere com o sal a gosto, misture o ovo e metade da farinha. Amasse bem. Aos poucos, adicione o restante da farinha, e continue amassando com as mãos, até dar o ponto de enrolar*. 

Leve uma panela grande com água ao fogo alto. Unte duas assadeiras grandes (ou refratários) com óleo. Assim que a água ferver, misture 1 colher (sopa) de sal. Enquanto a água ferve, polvilhe a bancada e mais duas assadeiras com farinha. 

Para modelar os nhoques, com uma porção de massa, faça um rolinho de cerca de 1 cm de diâmetro e corte-o em cerca de 2 cm para cada pedaço. Transfira para as assadeiras polvilhadas e repita o procedimento com o restante da massa.

Com uma escumadeira, mergulhe cerca de 20 nhoques por vez na água fervente e deixe cozinhar até subirem à superfície. Retire os nhoques, escorra bem a água e transfira para a assadeira untada com óleo. Cozinhe todos os nhoques e sirva com o molho de sua preferência.

*Dica do chefe: para verificar o ponto, lave as mãos e modele uma bolinha; se não grudar na mão, está no ponto. A quantidade de farinha de trigo usada na receita pode variar, tente colocar a menor quantidade possível, seu nhoque ficará mais leve.

E se tudo der errado (risos), você ainda pode pedir o nhoque por delivery, e de quebra, ganhar uma sobremesa, exclusiva para assinantes do Clube. Para saber mais, clique aqui

Il Barbuto

Il Barbuto

Restaurantes

15% em desconto para clientes do Clube