O Palacete Zacarias de Paula Xavier, imóvel histórico de Curitiba que data do ciclo do mate e fica na Avenida Marechal Floriano, 720, no Centro, será ocupado entre os dias 7 a 15 de julho com mais uma edição do Subtropikal - Festival de Criatividade Urbana. O movimento se propõe a promover encontros entre diferentes áreas da criatividade num mesmo espaço, com oficinas, apresentações e intervenções artísticas. O acesso à casa é gratuito.

A edição do ano passado, que aconteceu no Casarão Bittar na Avenida Batel, reuniu mais de cinco mil pessoas em torno de atividades criativas. Para este ano, assuntos como consumo, propósito e consciência serão a base das discussões.

>> 15 anos de selfies nos cones gigantes do MON. Mas por que eles estão ali?

Atrações

A pesquisadora Andrea Greca Krueger, o jornalista Camilo Rocha, o fotógrafo Daniel Castellano, o produtor musical L_cio e o músico sul-africano Esa assinam workshops e cursos no casarão, que também recebe oficinas, instalações de arte, talks, exibição de filmes, performances, feira gráfica e laboratório de criativos.

Para os painéis do Reflita, circuitos de debates e que nesta edição tem como tema DiverCidades, estão convidados o estilista Mário Queiroz, da marca de óculos Chilli Beans - que compartilhará sua visão sobre os malefícios do machismo para o homem; o rapper Rico Dalasam; a responsável pelo Sexlog.Tv, Mayumi Sato -  que fala sobre pornô para mulheres. Isso além de personalidades curitibanas que são referência dentro da criatividade, inovação, educação e posicionamento. Para esses casos, o acesso aos bate-papos é pago (R$ 40 o primeiro lote).

Laboratórios gratuitos como o de upcycling também serão atrações do Subtropikal.

Os visitantes poderão aproveitar também o serviço de drinks exclusivos e comidas autorais, fruto de cocriação entre Botanique e a chef Gabi Mahamud. Um circuito de festas assinadas por núcleos locais (programação ainda não divulgada) também está planejado para a Casa Subtropikal.

Festa de Encerramento

A festa de encerramento acontece no dia 14 de julho (sábado) na Usina 5, complexo de galpões localizado no bairro Prado Velho. Na programação estão os rappers Flora Matos, Rael e Rico Dalasam, que se apresentam no inédito formato de jam session.

Também se apresenta na festa o grupo paulistano Teto Preto, composto pela vocalista Laura Diaz (CARNEOSSO) e o produtor musical Pedro Zopelar, além dos DJs rhr., Cauana Stival, Zopelar, Bila Sampaio e o Sul-Africano Esa Williams, convidado especial do palco DISCOTECA ODARA, assinado pelo coletivo local.

Passaporte

O festival disponibiliza ingressos individuais para a festa de encerramento e passaportes com acesso à festa e a todos os painéis do Reflita. Eles podem ser adquiridos na plataforma oficial Sympla.

LEIA MAIS:

>> Olhar de Cinema traz a Curitiba mais de 150 filmes de 46 países

>> Festival de cinema francês desembarca em Curitiba