Com data de início marcada para a próxima quinta-feira, 19 de julho, o Festival de Inverno do Centro Histórico de Curitiba está de volta para sua 6ª edição. Até dia 29 de julho, a região vai reunir uma série de shows, peças de teatro, oficinas, exposições, apresentações folclóricas e opções especiais de gastronomia. Tudo isso em estabelecimentos do Centro, na rua ou mesmo num ônibus-palco – e com um único objetivo: movimentar a região e trazer os curitibanos (e turistas) para curtir o friozinho na parte histórica da cidade.

“A cada ano que passa, sentimos mais o engajamento do público com o Festival – notamos que a maior parte dos participantes são de fato curitibanos que querem viver mais o centro, aproveitar mesmo essa época na cidade, mas também estamos vendo o número de turistas interessados crescer”, explica Maria Bonamigo, presidente da Rede Empresarial, entidade responsável pela organização do festival. A rede reúne 20 empresas da região, entre restaurantes, bares, hotéis, hostels e outros.Por ser um evento espalhado – tanto pelos estabelecimentos quanto pelas próprias ruas do Centro – não há estimativas de quantas pessoas já participaram dos festivais anteriores. “O que importa mesmo é que temos visto o público crescer – o Festival já faz parte do calendário oficial de eventos de Curitiba e nossa esperança é que ele cresça junto com o público”, explica ela.

Agenda cultural

Estão programadas, ao todo, cerca de 55 apresentações artísticas ao longo dos dez dias de duração do festival – e muitas delas são gratuitas. São contações de histórias, exibições de filmes, peças de teatro, exposições e shows. E há opções para as crianças também, como mostra de cinema infantil. Por meio de uma parceria com A Fundação Cultural de Curitiba (FCC), os eventos serão em locais como o TUC, Teatro Novelas Curitibanas, Conservatório de MPB, Memorial de Curitiba e outros.

Ônibus-palco e Free Walking Tours

“Além disso, teremos uma novidade interessante para a edição deste ano – o evento não vai acontecer apenas nos estabelecimentos, mas também na rua. Teremos um ônibus-palco que vai ficar no Largo da Ordem e vai receber shows e peças” explica a presidente da Rede Empresarial. O ônibus vai ficar próximo ao bebedouro do Largo da Ordem no dia 28 de julho. Estão previstas apresentações de dança moderna com balões, espetáculos de circo, música instrumental com quarteto de cordas e outros por lá.Haverá também Free Waking Tours, ou seja, tours gratuitos a pé pele Centro da cidade. Ao final do passeio, quem quiser pode contribuir com o que achar que o passeio vale, nos mesmos moldes desse tipo de atividade na Europa, onde os free walking tours são comuns. Os tours serão realizados nos dias 20, 21, 27 e 28 - nas sextas, às16h e, aos sábados, 11h. A duração é de em torno de duas horas. Os guias costumam contar curiosidades e lendas sobre a cidade – o ponto de partida é a escadaria da UFPR, na praça Santos Andrade. A participação deve ser confirmada pelo Facebook.

A agenda completa das apresentações culturais do Festival de Inverno do Centro Histórico pode ser conferida aqui

Gastronomia

Além de tudo isso, os bares e restaurantes da região também servirão pratos especiais do festival. Para este ano, o escolhido foi a sopa – cada um dos estabelecimentos terá um sabor especial. Os preços variam de R$ 13 a R$ 25. 

Leia mais no Bom Gourmet: Cardápio completo do Festival de Inverno do Centro Histórico