Começou neste sábado (7) a 20ª. edição do Shinobi Spirit, maior evento do sul do país dedicado à cultura geek. A estimativa da organização é que cerca de 20 mil aficionados pela cultura pop e geek participem do evento até este domingo (8). O Shinobi acontece na sede social do Paraná Clube, na Avenida Presidente Kennedy. Entre as atrações, está a presença dos atores Travis Wester, o Harry Spangler da série Supernatural; e Daniel Logan, o Boba Fett do Star Wars. Wester, subiu ao palco principal neste sábado (7) e Logan participará neste domingo (8). 

É a primeira vez que Wester e Logan desembarcam no Brasil e são só elogios ao país - em entrevista exclusiva ao Guia Gazeta do Povo, eles contaram que estão encantados pelas pessoas e pela comida. Logan (foto abaixo) falou também sobre a principal atuação de sua carreira, em Star Wars. “Foi uma experiência incrível. Eu cresci na Nova Zelândia, no meio do nada. Ter a oportunidade de fazer parte de um filme como esse foi formidável. Eu tinha 13 anos quando fiz Guerra nas Estrelas e minha vida mudou completamente. Trabalhei com diretores maravilhosos como George Lucas e atores fenomenais como Ewan McGregor e Samuel Jackson”, conta.

Quinze anos depois de “Star Wars Episódio II: Ataque dos Clones”, o ator sente a satisfação do permanente interesse do público. “Eu me sinto muito honrado, porque há tantos outros filmes que as pessoas esquecem rápido, mas Star Wars vive para sempre”.

Wester (foto acima) confessou que seu papel em Supernatural foi o que mais gostou de fazer em toda a sua carreira - e considera as suas aparições na 3ª temporada as mais divertidas. “Eu fui muito feliz gravando”, diz. Para ele, trabalhar com Jensen Ackles, com quem já havia atuado em Mr. Rhodes, foi como reencontrar um antigo amigo. O mistério continua: ele diz que não sabe se os personagens Harry e Ed - seu companheiro no grupo amador de caça sobrenatural Ghostfacers - irão retornar à série.

Segundo dia

Neste domingo o palco principal recebe, além de Logan, o dublador Eduardo Drummond que, em 2010, venceu o Oscar da Dublagem Brasileira, por seu trabalho em Up! Altas Aventuras e também é a voz de Teemo no jogo League of Legends. No primeiro dia, aproximadamente 8 mil pessoas foram até o evento e puderam aproveitar as atividades voltadas, principalmente, para a cultura japonesa, como danças, workshops, games, concursos e palestras.

O evento, que já é realizado em Curitiba há mais de 9 anos, tem novidades nesta edição, como a experiência de realidade virtual com a Checkpoint VR, as áreas medieval e de tecnologia com arena gamer, área de fãs clubes e RPG. Quem for até lá também poderá conferir estandes de produtos e provar várias opções de comida tipicamente oriental.

Cosplays

Como todas as edições, o que mais chamou a atenção no primeiro dia de Shinobi Spirit foram os cosplayers, que se caracterizam como personagens de animes, mangás, jogos, filmes e livros. Engana-se quem pensa que a atividade é apenas de interesse dos jovens. Vestida com os trajes típicos da Grifinória, da saga Harry Potter, Ursel Kilian era a cosplayer mais velha do evento. Com 87 anos, foi acompanhada das filhas Lina, de 56, e Stella, de 57 - também trajadas inspiradas na história do mundo bruxo, com uniformes da Lufa-Lufa e Corvinal, respectivamente. Esta foi a primeira vez que as três se uniram para a experiência.

A ideia surgiu de Lina, que quis se aventurar no universo geek depois de aposentada. “Eu disse pra elas, vamos no Shinobi, mas vamos todo mundo”, conta. Ela revela que sua mãe assistiu todos os filmes de Harry Potter e, agora, está lendo os livros.

Veja outros cosplayers