Em 2019 vai demorar um pouco mais para chegar o carnaval, isso porque ele começa só no dia 1.º de março. Então você tem bastante tempo para se preparar para os dias de folia. Separamos as festas mais tradicionais do carnaval do litoral do Paraná para você não perder nada. Confira:

Caiobanda e Matinbanda

Os mais famosos trios elétricos de Matinhos e Caiobá saem tradicionalmente nos sábados (02/03) e domingos (03/03) de carnaval, levando milhares de pessoas para a folia. No sábado, a Matinbanda parte na Avenida Atlântica, com saída as 21h da Rua Cambará (Balneário Caiobá), e outro com saída as da Rua Jacarezinho (Balneário Caiobá), ambas no sentido Matinhos

No domingo, a Caiobanda sai na Avenida Atlântica, com saída as 21h da Rua Cambará (Balneário Caiobá), e outra com saída da Rua Jacarezinho (Balneário Caiobá), ambas sentido Matinhos

Guaratubanda
A famosa banda da cidade de Guaratuba é tradicional na segunda-feira (04/03) de carnaval e leva milhares de foliões para a Avenida 29 de Abril, no centro da cidade. Na segunda-feira (04), a festa começa às 22h e vai até as 3h da manhã. Além da Guaratubanda, a cidade litorânea também tem programação nos outros dias de folia - no sábado (02) e domingo (03) tem Afoxé e concurso dos blocos da cidade.

Bloco das Escandalosas
O Bloco das Escandalosas é famoso no litoral do Paraná quando cerca de 100 homens vestidos de mulher tomam a avenida do samba em Antonina. Além de serem julgados pelas fantasias, os homens participam da tradicional Corrida das Escandalosas, quando correm pelas ruas da cidade. Neste carnaval, o bloco sai às ruas no domingo de carnaval, 04 de março, a partir das 21h.

Escolas de Samba de Antonina
As ruas da histórica Antonina ficam lotadas para ver as tradicionais escolas de samba da cidade. Quatro escolas desfilam neste carnaval - A Escola de Samba Batel, a Filhos da Capela, a Unidos do Portinho e Leões de Ouro. O desfile das escolas de samba acontece no sábado, 03 de março, a partir das 21h. A Avenida do Samba é a Dr. Carlos Gomes da Costa, no centro da cidade.

Baile do Vermelho e Preto - Paranaguá
Um dos clubes mais antigos do Paraná, o Clube Seleto realiza todo o carnaval o Baile do Vermelho e Preto, quando as cores são obrigatórias entre os participantes. A festa é quase centenária e comemora neste ano a mesma idade do clube - 90 anos. Neste carnaval a festa acontece já na sexta-feira (01), às 21h no Clube Seleto. Os ingressos custam R$ 50 e já estão à venda na secretaria do clube. A Banda Terra Brasil, vai animar a festa. 

LEIA TAMBÉM

>>> 5 passeios bate-volta perto de Curitiba para fazer no carnaval

>>> Carnaval de Curitiba em 2019 terá um mês de folia

>>> Morretes ganha Free Walking Tour