Quando falamos da sorveteria mais tradicional de Curitiba não existe absoluto, a memória afetiva das pessoas está ligada a um dos dois estabelecimentos. Numa delas, a bola de cereja era apreciada na calçada, numa região próxima a Praça Afonso Botelho (Praça do Atlético). Na outra a vista é uma pista de skate, com uma vizinhança também eclética que vai do Bar do Pudim e as brincadeiras do garçom Miltinho ao Cemitério Municipal São Francisco de Paula, o Cemitério Municipal.

Fundada em 1952, por Carlos Augusto Verlangieri, o seu Carlito, que comandou o negócio até 1988, quando o vendeu para Evani Frischmann, à frente do local até hoje, a sorveteria A Formiga é um clássico do bairro Água Verde. Desde aquele tempo, não há mesas e torna os degraus do predinho baixo na Avenida Iguaçu, quase na esquina com a Ângelo Sampaio, ainda mais especiais. Quem frequenta é unânime em afirmar: os sorvetes têm gosto de infância.

As bolas são vendidas a R$ 5 cada e servidas na casquinha ou copinho. Há outras opções como Banana Split também, por R$ 15. Tem cerca de 30 sabores disponíveis na sorveteria. O número pode variar um pouco porque há também algumas opções sazonais, que ficam disponíveis de acordo com a época das frutas.

A Sorvetes Gaúcho é um pouquinho mais nova, mas a diferença é de apenas três anos. Fundada em 1955 pelo gaúcho Adalberto Pinto dos Santos, alguns detalhes permanecem intactos: como o letreiro e o mobiliário de fórmica. A praça, originalmente chamada Praça do Redentor, é mais conhecida como “Praça do Gaúcho” por conta do empreendimento – até os dias de hoje, a sorveteria é comandada pela mesma família.

Tudo começou com uma mercearia com uma máquina de sorvete, até que os doces gelados invadiram o balcão. O processo de fabricação não é mais o mesmo, nem os ingredientes. Antigamente, a polpa que dá sabor à iguaria era feita na própria sorveteria do Gaúcho. As frutas eram processadas ali. As uvas, morangos e abacaxi, escolhidas à dedo e o processo era todo artesanal. Por exigência da Vigilância Sanitária, que exige um procedimento padrão, o processo teve que ser modificado. A empresa oferece mais de 40 sabores. E aí, qual é o sabor da sua infância?