Hotel de Curitiba tem maior acervo de obras do Guido Viaro

Por: Gabriel Kram
Hotel de Curitiba tem maior acervo de obras do Guido Viaro

Guido Viaro é um dos pintores mais importantes do Paraná. E o maior acervo de quadros do artista plástico está no centro de Curitiba, no Bourbon Curitiba Convention Hotel, localizado em frente à Biblioteca Pública. Ao todo, são 13 obras do artista ítalo-brasileiro em exposição.

As peças são uma verdadeira imersão nas paisagens paranaense, viajando por representações cidades como Guaratuba e Curitiba nas décadas de 1940 e 1950. 

“O óleo sobre tela ‘Acampamento Cigano’, por exemplo, estava localizado nas proximidades do atual Clube Curitibano. As obras que retratam a praia e o povoado de Guaratuba também são um retrato fiel da época”, conta Jefferson Vidal, gerente geral do Convention Hotel.

Entre a vasta coleção, o hotel conta com cinco óleos sobre tela, um óleo sobre madeira, cinco aquarelas, um giz de cera e uma xilogravura – todos cedidos por Alceu A. Vezozzo, colecionador que é filho de amigo pessoal do artista. Os quadros estão expostos no restaurante Le Bourbon e no foyer do Tom Espaço Gastronômico. 

Constantino Viaro, filho do artista, visitou o local e embarcou nas memórias de infância. Vidal fala do prazer de receber essa visita, “Contou-nos que, criança, esteve presente enquanto o pai pintava, em boa parte das obras que hoje estão expostas no hotel”.

Valorizar a arte paranaense é um cuidado especial. Exemplo disso é o acervo de artistas como  Érico da Silva, Calderari e Gagliastri também expostos por lá. “É nossa forma de valorizar e tornar mais conhecido o que a arte brasileira tem de melhor”, complementa.

Ficou curioso? A exposição é aberta ao público e está localizada na Rua Cândido Lopes, 102, no centro da capital.