gastronomia

Comida árabe é história

Por: redação
comida árabe Comida árabe é história

Comida árabe tem história, mas quando você ouve “eu nasci há 10 mil anos atrás“, primeiramente pensa em Raul Seixas ou na rica alimentação dos amigos do oriente médio?

Pois é, você pensa em Raul, mas quem nasceu há 10 mil anos e vive entre nós, resistindo a todos os ídolos do rock, é a culinária árabe e sua tradição. E embora você não saiba, cada vez que come um quibe, hommus, babaganuche ou coalhada seca, está se alimentando de história.

Delícias que ultrapassam séculos e civilizações

Antes de tudo, vale lembrar que a comida árabe reúne diversas cozinhas  existentes por todo o Mundo Árabe, do Iraque ao Marrocos, passando pela Turquia, Paquistão, Irã e Índia. Ou seja, muito lugar, não é mesmo? Sendo assim, a comida desses povos influenciou os países ao seu redor e se espalhou pelo mundo, chegando até nós.

A comida árabe e seus sabores

Recheada de tradições que passam de geração em geração, a comida árabe foi construída em meio a muitas dificuldades, por isso, cada tempero, ingrediente e modo de preparo é especial. As formas de cozimento e armazenamento dos alimentos, por exemplo, são feitos como um ritual de respeito para cada refeição. O pão também teve grande importância na vida e economia desses povos, e atualmente essa força permanece como o alimento mais importante da população. Interessante, não é?

Então confira alguns pratos dessa culinária tão rica e exuberante:

Babaganuche – receita preparada com berinjela assada, tahine, alho, azeite de oliva, suco/sumo de limão e sal. Traduzido em árabe como pai mimado, a lenda diz que o tal pai mimado seria um sultão sem dentes que só podia comer papas.

Hommus – a pasta árabe de grão-de-bico é um alimento típico da cultura árabe feito a partir de grão-de-bico cozido e espremido, tahine, azeite, suco de limão, sal e alho.

Kibe (ou quibe) – bolinho de massa de triguilho  e recheado com carne, deriva da palavra kubbeh que em árabe significa bola.

comida-árabe-em-casa

Kafta significa moído e é uma das mais apreciadas iguarias da comida árabe. É uma mistura de carne moída, cebola picada, hortelã, cominho, canela, pimenta e sal.

Mijadra (do árabe: mujadarah) é uma estrela da culinária persa que consiste em lentilhas, arroz e decorado com fatias fritas de cebola e trata-se de um dos pratos  mais conhecidos

“Se dá para ver a mesa, é porque não tem comida suficiente”

Como revela o ditado, abundância é fundamental na mesa árabe e remete à generosidade.

Então que tal se deliciar com essas maravilhas aqui mesmo em Curitiba? Peça as delícias da gastronomia do Oriente Médio no Aish Baladi. O restaurante Aish Baladi, cujo nome significa “pão da vida“, traz em sua cozinha o cuidado e respeito pelos ingredientes e modos de preparo tradicionais de sua região de origem. E assinante do Clube tem desconto exclusivo.

Aish Baladi Gastronomia Árabe

Aish Baladi Gastronomia Árabe

Restaurantes

15% em desconto para clientes do Clube