O filme Graças a Deus, vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim 2019, é um destaques da programação do Festival Varilux de Cinema Francês. Neste ano, a maratona de cinema francês contemporâneo acontece entre os dias 6 a 19 de junho em todo país, inclusive Curitiba.

Leia Mais

>>> Grande festival de música em Curitiba foi cancelada

O filme do diretor François Ozon narra a história da a criação da associação de vítimas "La liberte Word", em Lyon em 2015 por ex-escoteiros que sofreram abusos de um padre acusado de pedófilia

Durante o Festival de Berlim, o próprio padre Bernard Preynat, tentou adiar sem sucesso na justiça francesa a exibição do filme.

A programação do Festival Varilux 2019 ainda não está totalmente confirmada, mas algumas das produções já divlgadas se destacam.

O ambicioso filme histórico A Revolução em Paris de Pierre Schoeller, que retrata explosão da Revolução Francesa que foi filmado em seis anos e reúne um elenco excepcional formado por nomes como Louis Garrel, Adèle Haenel e Denis Lavant, entre outros.

A animação Astérix e o Segredo da Poção Mágica, de Alexandre Astier e Louis Clichy, recorde de público neste ano na França com mais de quatro milhões de ingressos vendidos.

Em 2019, o Varilux completa 10 anos e a expectativa é que ultrapasse a marca de um milhão de espectadores. Criado em 2010 foi a principio realizado em nove cidades. Em 2018, atingiu quase todo o Brasil, em  88 municípios, 118 salas e consumido por um público de 172 mil pessoas.