Pets 2021: o que você precisa saber

Hoje é o dia daquele que está sempre ao seu lado, te segue por toda a parte, guarda seus segredos como ninguém e abana o rabo sempre que você chega em casa – mesmo que tenha ido apenas jogar o lixo na rua. (sim, é o dia do amigo, mas quem dirá que um pet não é o seu melhor amigo?)
Seu amigo também pode ser do tipo mais contido, orgulhoso e adorar sentar sobre o teclado do seu computador. Ele pode ter um motorzinho ronronando misteriosamente dentro de si e, embora ninguém consiga explicar seu funcionamento, sabe-se que é sinal de felicidade.
Seu amigo pode ser mínimo e te saudar com o canto mais alegre do planeta, assim como aprender, num alto pio estridente, a reclamar por mais comida.
Sim, hoje é 20 de julho, dia do amigo, e como amigo não é forma, é sentimento, resolvemos falar dos amigos peludos (alguns nem tanto) que, independente do evento, estão sempre ao nosso lado. Viva o amigo bicho.
Você faz parte de uma família multiespécie?
Essa classificação existe e é provável que você faça parte dessa grande família. Afinal, somente no Brasil, existem mais de 140 milhões de animais de estimação. Hoje, cães, gatos, roedores e répteis coabitam conosco em todos os ambientes da casa. Algumas indicações apontam para a mudança no estilo de vida das pessoas, principalmente as que vivem nas grandes cidades: mais pessoas vivem sozinhas, há mais casais sem filhos e muito mais gente mora em apartamento. Seja qual for a explicação, os laços afetivos se estreitaram, a ponto de se classificar as famílias em “multiespécie”.

Pets: de cachorros até peixes, cada um ao seu modo
De acordo com o Sebrae e com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), existem mais de 140 milhões de animais de companhia, dos quais mais de 55 milhões são cães, 40 milhões são aves (tanto ornamentais, como as calopsitas, quanto passeriformes canoros, que podem ser definidos genericamente como “os passarinhos que cantam”) e quase 25 milhões de gatos. Há ainda 19,4 milhões de peixes ornamentais e 2,4 milhões de “outros animais”, categoria que engloba desde pequenos mamíferos, como hamsters, coelhos e porquinhos da Índia, até répteis e anfíbios.
Gatos ganham território
Entretanto, a Abinpet alerta: a população de gatos mais do que dobrou em relação à de felinos nos últimos seis anos analisados (o estudo foi feito em 2019). Os cães sempre serão mais irresistíveis, porém, diversas campanhas em redes sociais e o aumento de ONGs dedicadas ao resgate, castração e doação de gatos deu visibilidade a essa população de animais, inclusive porque os gatos, até alguns anos atrás, sofriam estigmas e preconceitos – tanto frutos de ignorância histórica quanto dos próprios donos de cachorros.
Destaque também para o crescimento de outros tipos de pets, como aves (aumento de 0,5% desses animais nos lares brasileiros em 2019 na comparação com 2018) e répteis e pequenos mamíferos (crescimento de 4%).
Uma boa notícia: pets estão vivendo mais
Um das grandes lamentações dos donos de animais de estimação diz respeito ao tempo e vida dos bichinhos: curta, quando comparada aos humanos ou até mesmo a outra espécies. Porém, a mudança no tratamento advinda com a proximidade e contato mais íntimo já apresenta mudanças significativas: até pouco tempo, cães de pequeno porte chegavam, em média, até os 9 anos, hoje alcançam os 18. Os grandões, cuja expectativa de vida sempre menor, já vivem normalmente até os 13. Com os gatos, a mesma história: passaram a viver 20 anos. A façanha, que nos animais levou meras três décadas, nos humanos demorou quase um século.
O médico veterinário paulistano Mário Marcondes interpreta: “Houve uma mudança drástica. Com o contato maior do animal em casa, qualquer sintoma é percebido pelo dono rapidamente”. Além disso, como as vacinas são anuais, a visita ao veterinário também é feita com a mesma periodicidade, então fica mais fácil perceber se algo vai mal antes que o problema se agrave.
Parceiros Clube com descontos
Entretanto, nem sempre é possível ter disponibilidade orçamentária. É preciso cuidar do seu amigo pet e administrar a “grana” – que está curta para todos. Por isso, o Clube tem parcerias que oferecem descontos em serviços veterinários e cuidados com a higiene de seu bichinho. Confira alguns de nossos parceiros e informe-se em qual categoria incide o desconto (banho e tosa ou consulta) e cuide para que o seu melhor amigo viva muitos anos com você🐶🐱 .
@dra.viveccapassos
@mascotefit
@hospitalveterinariobatel
@upvet_curitiba
@aconchegodosbichos
@playpet
@animalifelici18
@lav_zoo
@planomypet
Curitiba sai mais barata com o Clube
Centenas de parceiros na cidade, do restaurante ao cinema. O desconto é usado direto pelo app.
Assinar o Clube Gazeta



