Em mostra sobre cinema, visitante do MIS usa aplicativo pela primeira vez

Veio do baú do jornalista Aramis Millarch (1943-1992) o material para a exposição Cinemis, que estreou no início deste mês no Museu da Imagem e do Som (MIS-PR) e que mistura o passado e o futuro da tecnologia.
A exposição – cujo nome usa a sílaba que batiza o museu e apelidava o pesquisador – resgata períodos e gêneros da indústria cinematográfica com fotos e material do inesgotável acervo do colecionador, somado a material recolhido do acervo do histórico Cine Morgenau.
Leia Também
>>> Vale da Música tem shows diários em palco flutuante na Ópera de Arame
São dezenas de fotos raras de clássicos e títulos obstáculos de faroeste, romance, drama, cult, comédia, guerra, infantil, cinema nacional e ficção científica.
Aliados à exposição permanente do museu com câmeras e material dos antigos cinemas da cidade, uma exibição ininterrupta de filmes de Charles Chaplin cria uma viagem nostálgica pela história do cinema. A novidade é o uso pela primeira vez em exposições no MIS de um aplicativo para ampliar a experiência do visitante. Nas salas, o visitante pode consultar no aplicativo, Neelo, quais são as informações disponíveis sobre cada categoria, acessando o conteúdo disponibilizado pelo museu, além dos dados já presentes de forma física na exposição.

A instalação de 10 beacons, tipo de transmissores de dados, permitem o acesso a informações via Bluetooth por meio de smartphones e guia os visitantes nas salas que compõem a mostra. “Nosso intuito é oferecer ao visitante a maior quantidade de informações possíveis sobre os itens da exposição, de forma dinâmica e interativa. No caso do aplicativo Neelo, é possível salvar o conteúdo de maior relevância para consultar depois, caso haja interesse”, comenta Beto Cavalheiro, diretor do MIS-PR.
O aplicativo pode ser baixado gratuitamente na Apple Store e Google Play e é compatível com qualquer smartphone que possua sistema Bluetooth.
Aramis Millarch foi o mais importante jornalista cultural de Curitiba. Em três décadas de carreira ele escreveu, produziu, entrevistou e reuniu milhares de artigos, textos, artistas e itens de coleção. Todo o seu acervo está disponível digitalmente no site Millarch.
Curitiba sai mais barata com o Clube
Centenas de parceiros na cidade, do restaurante ao cinema. O desconto é usado direto pelo app.
Assinar o Clube Gazeta



