10º Olhar de Cinema: programação e oficinas

O Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba iniciou suas atividades como um festival de cinema independente. Desde 2012 o festival já levou mais de 150 mil pessoas para as salas de cinema, 30 mil pessoas vendo filmes online e exibiu mais de 900 filmes de todo o mundo.
Para quem gosta de cinema e é curioso
Em 2020, o Festival Olhar de Cinema completou sua nona edição com a exibição de mais de 78 filmes, possibilitando o acesso online de mais de 30 mil pessoas a essas obras. Após nove anos de experimentos, riscos e tiros certeiros, o Olhar de Cinema já faz parte do cenário cultural do cinema independente no Paraná, no Brasil e no mundo.
O que encontrar

O evento tem como objetivo destacar e celebrar o cinema independente realizado em todo mundo por meio da seleção oficial de filmes com propostas estéticas inventivas, envolventes e com comprometimento temático. Em meio a esses quesitos, é possível compor uma programação de grande diversidade temática e estética, que não rejeita gêneros, formatos e durações. Universo composto por aproximadamente 90 filmes anuais, o Olhar de Cinema sempre procura valorizar o cinema brasileiro e também paranaense, ao garimpar o que há de mais precioso e urgente nessas cinematografias, garantindo cuidado especial ao programar tais obras.
Novas narrativas com temáticas que retratam a realidade política e social do mundo. É isso que guia a Mostra Competitiva do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, com a descoberta do que há de mais novo na produção mundial e brasileira, buscando inventividade e capacidade de se comunicar.
Dica do que assistir
Nesta edição, a produção nacional marca presença. Dos nove longas-metragens selecionados, três são brasileiros:
- O Sonho do Inútil, de José Marques de Carvalho Jr., um filme que se perde e se encontra nas imagens, cria ressignificado no tempo, em novas realidades e momentos;
- Rio Doce, de Fellipe Fernandes, sobre mudanças íntimas que ultrapassam o individual;
- Rolê – Histórias de Rolezinhos, de Vladimir Seixas, que lembram os rolezinhos e as ocupações dos shoppings tendo três jovens como personagens.
Completam a seleção de longas:
- Conferência, de Ivan Tverdovskiy, que resgata a invasão do Teatro Dubrovka, na Rússia, durante uma peça em 2002 por um grupo armado que terminou com uma ação do exército e mais de uma centena de mortos;
- Um Céu Tão Nublado, de Álvaro F. Pulpeiro, sobre as ideias da Venezuela que se criaram pelo mundo sem se conhecer a complexidade do lugar;
- Zinder, de Aïcha Macky, fala sobre a violência à margem e a dificuldade de mudar, mas do constante desejo de transformar a realidade;
- O Protetor do Irmão, de Ferit Karahan, sobre como até mesmo em um lugar de rigidez, hierarquia e violência é possível haver doçura, cuidado e amor;
- Estilhaços, de Natalia Garayalde, um filme que fala de imagens que ficam e, ainda que feitas sem querer, contam histórias fundamentais para a História;
- e fechando os nove longas, Sonhos de Damasco, de Émilie Serri, que procura reconstituir a história de um país em seus escombros, que encontra a vida nos detalhes e nas memórias.
Brasil nos curtas
A produção brasileira também está forte na seleção de curtas-metragens desta 10ª edição. Serão quatro filmes dentre os 10 selecionados. São eles:
- A Máquina Infernal, de Francis Vogner dos Reis;
- Chão de Fábrica, de Nina Kopko;
- Tereza Joséfa de Jesus, de Samuel Costa;
- e Uma Paciência Selvagem Me Trouxe Até Aqui, de Érica Sarmet.
Da Bélgica, a dupla Maxime Jean-Baptiste e Audrey Jean-Baptiste traz Ouça a Batida das Nossas Imagens, e Matthias De Groof, Sob a Máscara Branca: O Filme Que Haesaerts Poderia Ter Feito. Da França vem Vikken, de Dounia Sichov e a coprodução com Senegal, dirigida por Moly Kane, Tecidos Brancos.
Completam a seleção o curta-metragem russo-polonês Saúde!, dirigido por Tatiana Chistova; e Meu Tio Tudor, uma coprodução da Bélgica, Hungria, Moldávia e Portugal, dirigida por Olga Lucovnicova.
Confira a lista completa de filmes selecionados para a Mostra Competitiva:

COMPETITIVA | LONGAS
- CONFERÊNCIA / KONFERENTSIYA: Ivan Tverdovskiy | Rússia, 2020, 129’
- ESTILHAÇOS / ESQUIRLAS: Natalia Garayalde | Argentina, 2020, 70
- O PROTETOR DO IRMÃO / OKUL TIRAŞI: Ferit Karahan | Turquia, Romênia, 2021, 85’
- O SONHO DO INÚTIL / O SONHO DO INÚTIL: José Marques de Carvalho Jr. | Brasil, 2020, 72’
- RIO DOCE / RIO DOCE: Fellipe Fernandes | Brasil, 2021, 89’
- ROLÊ – HISTÓRIAS DOS ROLEZINHOS / ROLÊ – HISTÓRIAS DOS ROLEZINHOS: Vladimir Seixas | Brasil, 2021, 82’
- SONHOS DE DAMASCO / DAMASCUS DREAMS: Emilie Serri | Canadá, 2021, 83’
- UM CÉU TÃO NUBLADO / UN CIELO TAN TURBIO: Álvaro F. Pulpeiro | Colômbia, Espanha, Reino Unido, 2021, 83’
- ZINDER / ZINDER Aïcha Macky | Alemanha, França, Níger, 2021, 82’
COMPETITIVA | CURTAS
- A MÁQUINA INFERNAL / A MÁQUINA INFERNAL: Francis Vogner dos Reis | Brasil, 2021, 30’
- CHÃO DE FÁBRICA / CHÃO DE FÁBRICA: Nina Kopko | Brasil, 2021, 24’
- MEU TIO TUDOR / NANU TUDOR: Olga Lucovnicova | Bélgica, Hungria, Moldávia, Portugal, 2021, 20’
- OUÇA A BATIDA DAS NOSSAS IMAGENS / ÉCOUTEZ LE BATTEMENT DE NOS IMAGES: Maxime Jean-Baptiste, Audrey Jean-Baptiste | Bélgica, 2021, 16’
- SAÚDE! / Будьте здоровы!: Tatiana Chistova | Polônia, Rússia, 2020, 31’
- SOB A MÁSCARA BRANCA: O FILME QUE HAESAERTS PODERIA TER FEITO / ONDER HET WITTE MASKER: DE FILM DIE HAESAERTS HAD KUNNEN MAKEN: Matthias De Groof | Bélgica, 2020, 9’
- TECIDOS BRANCOS / SËR BI: Moly Kane | França, Senegal, 2020, 20’
- TEREZA JOSÉFA DE JESUS / TEREZA JOSÉFA DE JESUS: Samuel Costa | Brasil, 2021, 7’
- UMA PACIÊNCIA SELVAGEM ME TROUXE ATÉ AQUI / UMA PACIÊNCIA SELVAGEM ME TROUXE ATÉ AQUI: Érica Sarmet | Brasil, 2021, 25’
- VIKKEN / VIKKEN: Dounia Sichov | França, 2021, 27’
SERVIÇO
10º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba | De 6 a 14 de outubro de 2021
Curte cinema: confira essa outra super dica que o Clube tem pra você “Uma noite de crime”
Curitiba sai mais barata com o Clube
Centenas de parceiros na cidade, do restaurante ao cinema. O desconto é usado direto pelo app.
Assinar o Clube Gazeta



