O clima é diferente de todas as outras academias. Não há espelhos, o número de alunos é reduzido, há menos aparatos complicados e os instrutores acompanham de perto cada série do treino. Para completar o panorama, o som ambiente não traz as batidas eletrônicas comumente associadas às atividades físicas. Com todas essas características, o objetivo da Academia 40+ é apenas um: proporcionar um ambiente de exercícios que seja confortável para as pessoas a partir dos 40 anos.

A proprietária da academia, Izabel dos Santos Burko, também é uma das instrutoras do local. Ela explica que a partir dessa idade é preciso se pensar melhor a respeito do próprio corpo. “É quando o metabolismo muda de verdade. Há transformações na nossa massa muscular, causadas pelo envelhecimento. O foco é passar por esse processo com saúde”.

Com sede no Estado de São Paulo, a Academia 40+ veio para Curitiba em 2013. Desde lá, tem como política atender a grupos de, no máximo, oito pessoas, em treinos que são feitos duas ou três vezes por semana, com uma hora de duração. Os aparelhos de musculação são de fácil manuseio, seguros e ajustados pelos instrutores. Como são dois instrutores por grupo, cada um deles atende a apenas quatro pessoas por vez.

Além das aulas diferenciadas de musculação e pilates, Izabel destaca como um dos pontos mais importantes do ambiente a relação que se estabelece entre professor e aluno. Segundo, ela, a preocupação do estúdio é proporcionar não só a qualidade física, mas uma integração social. Para isso, o espaço costuma receber festas e jantares. “No momento, estamos organizando um grupo de emagrecimento juntos”, conta.

A questão do som ambiente também chama a atenção, por ser considerado “mais tranquilo”. Jazz, blues, MPB e bossa nova fazem parte do repertório, que aceita pendrives dos alunos, desde que a premissa do estilo musical seja seguida.

E se engana quem pensa que a ideia da academia agrada apenas às pessoas mais velhas. Izabel conta que atualmente atende até adolescentes, mesmo que o foco principal siga sendo as pessoas com mais de 40. O único pedido que costuma fazer é de que os jovens interessados estejam integrados à dinâmica diferenciada oferecida pelo estúdio.

O Clube Gazeta do Povo oferece desconto de 20% na mensalidade da Academia +40. A promoção não é válida para taxa de matrícula e avaliação física. As mensalidades variam de R$ 230 a R$ 330, de acordo com o plano escolhido.