Você sabia que o famoso Teatro Guaíra foi alvo de um incêndio no passado? Ou o que era a construção que hoje abriga o Teatro Paiol? Ou quem foi Lala Schneider? Agora você vai descobrir. Nesta quarta-feira (19) é comemorado o Dia do Teatro e, para celebrar, separamos algumas curiosidades sobre os teatros da cidade de Curitiba que você pode não conhecer. Confira!

>> Casarão virou o menor teatro de Curitiba (por causa de uma cadela!)

>> Gigantes curitibanos: quais as diferenças entre o Guaíra e o Positivo?

>> Batizado por Vinicius de Moraes, Paiol é símbolo cultural da cidade

1 — Guaíra sofreu com incêndio

A construção do Teatro Guaíra começou em 1952, e em 1954 foi inaugurado o primeiro dos três auditórios que compõem o complexo: o Guairinha. Já o auditório Bento Munhoz da Rocha Netto, o Guairão, tinha a inauguração prevista para 1971, mas um incêndio em abril de 1970 destruiu grande parte da construção. A reconstrução fez com que o auditório fosse inaugurado três anos mais tarde, em 1974.

Em cartaz no Guaíra

2 — Quem foi Lala Schneider?

Um dos mais tradicionais teatros de Curitiba leva o nome de Lala Schneider. Mas quem foi Lala? Atriz paranaense nascida em Irati, Lala Schneider é considerada a primeira-dama do teatro do Paraná e já foi considerada uma das cinco melhores atrizes do Brasil. A atriz trabalhou com teatro, televisão e cinema, além de ter sido diretora e professora de interpretação. Ela foi uma das fundadoras do Teatro de Comédia do Paraná e faleceu em 2007, aos 80 anos.  

Em cartaz no Lala Schneider

3 — O que era o Teatro Paiol?

Além de um antigo abrigo de pólvora que foi transformado no primeiro teatro de arena da cidade, o antigo paiol também serviu de abrigo para arquivos municipais e foi sede da diretoria de pavimentação de ruas. O projeto é assinado pelo arquiteto Abrão Assad — responsável por outros cartões postais curitibanos, como o Jardim Botânico —, que transformou o local no espaço que é hoje. Em 1971, o Teatro Paiol foi inaugurado em uma reunião do poeta Vinícius de Moraes, Marília Medalha, Toquinho e Trio Mocotó.

Em cartaz no Paiol

4 — Qual o verdadeiro nome do TUC?

Localizado no subterrâneo do centro histórico, o Teatro Universitário de Curitiba (TUC), na verdade, foi rebatizado em 2010, após a morte do vocalista da banda Blindagem, Ivo Rodrigues, que hoje dá nome ao tradicional ponto de encontro de atividades estudantis e experimentais ligadas à cultura. O Teatro do Estudante foi inaugurado em 1976 na Galeria Júlio Moreira, que liga a Praça Tiradentes ao Largo da Ordem.

5 — Teatro Positivo é inspirado em Teatro Grego

Inaugurado em 2008, o Teatro Positivo teve seu partido arquitetônico inspirado no teatro grego de Epidaurus, construído no século IV na Grécia. Com projeto do arquiteto Manoel Coelho, o espaço possui a mesma estrutura semicircular de anfiteatro, assim como o que o inspirou.

Em cartaz no Teatro Positivo

6 — Menor teatro surgiu por causa de uma cadela

Na Cia Delírio, são 30 lugares em uma sala de teatro instalada na sala de jantar de um antigo casarão na rua Saldanha da Gama, no Alto da Glória. E tudo começou por conta de uma vira-latas: o dramaturgo Edson Bueno adotou a cadela Pretinha durante viagem de fim de ano, e passou a morar com ela e seus outros dois cachorros. Quando ela cresceu, ele percebeu que precisaria de um espaço maior para abrigar os bichos. Procurando, achou o antigo sobrado, e resolveu transformar parte dele em teatro.

Em cartaz na Cia Delírio de Teatro