Com o coronavírus, boa parte da população está em casa e inúmeros estabelecimentos fecharam as portas. Pensando em uma forma de colaborar com os parceiros e entreter os assinantes, o Clube vai passar a divulgar receitas de chefs. A dica da vez é o Spaghetti Alla Carbonara, do Vino! Batel. Key Kurihara, chef responsável pelo estabelecimento, ensina o passo a passo para a produção do prato, que serve até duas pessoas. Confira: 

>>> Monja Coen oferece workshop gratuito para manter a saúde mental durante a quarentena

Ingredientes

200g de espaguete

30g de Guanciale* ou Bacon

3 gemas

10g de cebola picada

2 dentes de alho

40g de parmesão ralado

Sal, pimenta e cebolinha a gosto

*Tipo de bacon não defumado, feito com as bochechas do porco. A carne é esfregada com sal e pimenta-do-reino. Logo após, é curada por três semanas

Modo de preparo

Coloque a água para ferver. Enquanto isso, corte a cebola, o bacon (em cubos de 1cm) e o alho. Também separe as gemas em um recipiente, e misture-as com o parmesão ralado, sal e pimenta a gosto.

Comece o procedimento colocando o espaguete para cozinhar. Em seguida, coloque um fio de azeite na frigideira em fogo médio e adicione o bacon. Após dourar e soltar toda a gordura, acrescente a cebola e o alho. Retire do fogo, mas permaneça mexendo para não queimar. A frigideira quente terminará de cozinhar a cebola e o alho. 

Comentário do chef: Key explica que o fogo não pode ser alto pois é preciso extrair o máximo de gordura possível do bacon, para fazer a emulsão, que será possível a partir da mistura entre a gordura e a água do cozimento. O chef conta que algumas pessoas utilizam nata ou creme de leite, mas que isso não é recomendado, pois o prato fica muito pesado.

No recipiente com as gemas, o parmesão, sal e pimenta, mexa até formar uma pasta. Quando o espaguete estiver cozido, coloque-o na mesma tigela das gemas, com uma média de seis colheres de sopa da água do cozimento. Em seguida, volte todos os ingredientes para a frigideira fria e acenda novamente o fogo, mas baixo. Mexa até acertar o ponto, o que deve levar apenas alguns segundos.

No Vino!, o prato é servido com uma gema caipira crua, mas é opcional. Adicione a cebolinha picada e sirva com muita pimenta ralada.

LEIA TAMBÉM

>>>  Confira 5 perfis no Instagram fazendo live para contar histórias

>>> Peça em casa! Parceiros do Clube oferecem descontos em delivery