Craques e cartolas que fizeram a história e as glórias do futebol paranaense e que hoje estão jogando em outros campos são o tema da próxima visita guiada ao Cemitério Municipal no próximo sábado (21), das 9h às 12h.

Em plena ressaca pelo fim da Copa do Mundo, o tema futebol foi escolhido pela guia e idealizadora das visitas guiadas, Clarissa Grassi, para confirmar a ideia que usa para justificar as visitas. Além disso, neste dia 19 de julho também é celebrado o Dia Nacional do Futebol.

Leia Também 

>>> As salas de teatro alternativas da cidade 

>>> Por que as visitas guiadas ao cemitério são imperdíveis 

“O cemitério é um resumo simbólico, uma reverberação histórica da cidade real na cidade dos mortos, em todos os aspectos. E o futebol é um aspecto importante da nossa cultura”, diz.

Segundo Clarissa, a visita vai falar principalmente dos homens e famílias que fundaram os clubes da capital como os Guimarães que fundaram o Atlético e de jogadores lendários do passado como Pizatto e Fedatto, ídolos coxas-brancas da primeira metade do século XX ou de Maoelsinho, ídolo do Britânia, um dos clubes antecessessores do Paraná Clube.   

Dirigentes importantes dos grandes clubes também serão lembrados. Como o Major Couto Pereira, que dá nome ao estádio do Coritiba, e Jofre Cabral e Silva, icônico presidente rubro-negro que, reza a lenda, teve o maior velório da história da cidade. Torcedores ilustres que fizeram questão de ter sua paixão gravada nos túmulos e figuras ilustres da imprensa já falecidas também serão lembrados no circuito.

Inscrições

A visita guiada ao Cemitério Municipal é gratuita, mas é preciso se inscrever para participar. Os interessados devem enviar o nome completo e número de RG para o e-mail visitaguiada@smma.curitiba.gov.br. As vagas são limitadas.