Com show do saxofonista francês Baptiste Herbin inaugura neste sábado (15) um novo espaço de arte e gastronomia. O Expresso Curitiba abre às 17h em um casarão histórico (Alfredo Bufren, 323) de 1892, na praça Santos Andrade, entre o Teatro Guaíra e a Universidade Federal.

Leia Também

>>> Novo restaurante nipo-brasileiro de comida caseira em Curitiba

O Expresso Curitiba já funcionava há poucas quadras dali como um hostel que abria espaço para shows de jazz, perto da Reitoria da UFPR.

A casa vai ampliar a estrutura e proposta: além do hostel (que começa a funcionar em julho) o Expresso Curitiba vai apostar as fichas no palco musical especializado em jazz que abre neste sábado e, principalmente, em um restaurante em que a maior parte dos produtos será produzida ali mesmo.

Numa “fazenda urbana” cultivada no próprio imóvel, mais de 50 tipos de plantas como temperos, ervas, beterrabas, rabanete e verduras como alface e rúcula orgânicos vão abastecer a cozinha de ingredientes frescos colhidos diretamente das hortas.

O chef Paulo Miyasaki que já trabalhou em restaurantes como o Lagundri e o Bistrô do Victor é o responsável pela cozinha.

Cultivo de Tilápias

Além das plantas, a casa também aposta em um cultivo de tilápias usando a técnica de aquaponia, quando a criação é associada ao plantio de hortaliças. Os peixes servidos nos pratos sairão diretamente do tanque que tem previsão estimada em 125 quilos por mês. A criação de peizxer ainda não está em atividade.

Durante o almoço, pratos típicos paranaenses como Pierogui Varenaki (Prudentópolis), Quirera Lapeana (Lapa), Barreado (Antonina/ Morretes), Carneiro no Buraco Quente (Campo Mourão) e Entrevero (Telêmaco Borba) formam o cardápio.

Agenda de shows

Além do show inaugural neste sábado, a agenda de shows está agitada até o início do mês de julho. No dia 21 de junho tem show da banda Rosa Armorial (lançamento do disco “Fragmentos de Guerra”, em homenagem à Guerra Peixe). Em 28 de julho, o show Jazz Maia e Marília Giller.

No dia 5 de julho, outra atração internacional se apresenta: o pianista Donny Nichilo, ex-integrante da banda do ícone do blues Buddy Guy.