Chegou a hora de dizer adeus a Andy, o urso-de-óculos que vivia no Zoológico Municipal de Curitiba, no Alto Boqueirão. Prestes a completar 15 anos, o animal faleceu na manhã desta sexta (5). Ele morava há 13 anos no zoo.  

Andy passou por uma cirurgia para remoção de uma anomalia no abdômen. O procedimento foi bem-sucedido, mas, após algum tempo, a equipe de veterinários, tratadores e zootecnistas percebeu que ele não estava bem. Com a piora do quadro, Andy não resistiu.

>>> Caminho do Itupava: como conhecer a trilha que conta a história do Paraná

Acredita-se que a causa foi uma doença genética, mas o laudo ainda não está concluído. A expectativa de vida para a espécie é de 20 anos, ou seja, Andy já era considerado um adulto.  

A equipe do Museu de História Natural Capão da Imbuia está verificando a possibilidade de aplicar técnicas de conservação à pele e ossos do animal.

>>> Com vantagens do cartão-transporte, Linha Turismo aposenta passagem de papel

O espaço ocupado por Andy no zoológico será readequado para abrigar o casal de onças-pintadas Angélica e Apolo, que já vivem lá. A chegada de novos animais no zoo dependem de leis e órgãos regulamentadores, dando prioridade a espécies que correm risco de extinção.