Está em cartaz na Biblioteca Pública do Paraná (BPP) a exposição “A vida se conta em Copas”. A mostra é uma parceria da BPP com a Gazeta do Povo e traz fotografias dos últimos quatro mundiais de autoria de seis repórteres fotográficos que estão ou passaram pelo jornal, Albari Rosa, Antonio Costa, Edson Silva, Hugo Harada, Jonathan Campos e Pedro Serápio. A curadoria é do editor de fotografia da Gazeta, Alexandre Mazzo.

Mazzo afirma que selecionou as imagens com a ajuda da equipe de fotojornalistas da Gazeta do Povo, levando em consideração plástica, relevância histórica e de informação.

Na mostra, há fotos históricas como a da ex-presidente Dilma Rousseff entregando contrariada a taça ao capitão alemão Philip Lahm enquanto o Maracanã a vaiava. Há também a do pentacampeão Kleberson desfilando em carro aberto na Avenida da Torres em Curitiba.

>>> Arena da Baixada terá shows e telão gigante para ver jogos da seleção

Um dos mais experientes fotojornalistas do país, Albari Rosa, que cobriu as últimas três copas diz que um repórter fotográfico precisa ser perspicaz. “Você precisa prever as coisas que podem acontecer na cobertura destes grandes eventos. O repórter fotográfico não pode ater apenas as quatro linhas. É preciso exercitar a visão periférica e ter um grande domínio e segurança sobre a questão técnica e uso de equipamento”, disse.

A exposição fica em cartaz  até julho no hall térreo e salas da BPP, com entrada franca.