Servir de aquecimento e selecionar atletas para as cem milhas da Serra do Mar, que acontece em agosto. Esse é o objetivo da Ultramaratona Morretes-Guaraqueçaba, no dia 26 de maio. A largada é às 4h30 da manhã, de Morretes, e o maratonista tem até às 22h do mesmo dia para completar o percurso. No caminho, muita aventura, estrada de terra, asfalto, subidas com grau de inclinação máxima e trechos com aumento de altitude. 

Além da distância de 105 quilômetros, ainda é possível inscrever-se para trajetos menores, como de 80 e 52 quilômetros. Mas não é qualquer pessoa que pode encarar esse desafio, visto que é preciso muito preparo físico. Para 105 e 80 quilômetros é necessário ter participado e finalizado ao menos uma prova de 50 quilômetros nos últimos dois anos. Já para o trajeto de 52 quilômetros, a obrigatoriedade é ter terminado ao menos uma prova de 40 quilômetros nos últimos dois anos. 

Percurso

O maior percurso, de 105 quilômetros, é dividido entre asfalto e estrada de chão. Além disso, são mais de 1 mil metros de subidas com grau de inclinação máxima, de nível sete, em dois trechos e locais com aumento de altitude entre 60 e 70 metros. Já os trechos de 80 e 52 quilômetros são todos feitos em estrada de terra. 

Modalidades

As modalidades são survivor e warrior. A primeira delas tem a característica de ser “sem apoio”. Isso significa que não é possível contar com o auxílio de carro ou moto particulares, somente, em casos específicos, de carros da organização em pontos fixos. Há liberdade de ritmo e descanso. 

Já para a warrior, também há liberdade de ritmo de descanso, e um plus, que é a possibilidade de receber ajuda dos carros da organização ou de qualquer carro que estiver na estrada (não é necessário ser veículo com traçado). 

A Ultramaratona Morretes-Guaraqueçaba é evento auto-suficiente, o que significa que o atleta se responsabiliza por sua orientação de percurso, que estará devidamente sinalizado (com placas, setas, fita zebrada, cal e tinta no asfalto quando possível); alimentação e hidratação durante o trajeto. 

Mais informações no site oficial. 

LEIA MAIS:

>> Comece de leve: corridas de 5 km que acontecem em Curitiba
>> Conheça o parque em Curitiba com arvorismo, tirolesa para crianças e mais 20 atrações