Fechamento da WoodsFoto: Divulgação.

Treze anos depois de despontar como a pioneira e maior balada de música sertaneja no Brasil, a Wood’s fechou sua unidade em Curitiba em junho. No comunicado enviado à imprensa, a direção da Wood’s Curitiba disse que “como tudo na vida tem prazo de validade, o dia de encerrar esse ciclo chegou”.

A festa Wood's Forever foi a forma que a direção da “casa do sertanejo brasileiro” escolheu para encerrar seu ciclo em Curitiba. Para a noite, estavam programados shows com duplas famosas como Munhoz e Mariano, Henrique e Diego e outros.

Leia mais: >>> Como foi a última noite da Woods 

Show do Roger Waters

Foto: Letícia Akemi / Gazeta do Povo.

A passagem de Roger Waters em Curitiba em 2018 foi realmente histórica. O show do ex-líder do Pink Floyd teve lotação esgotada (41.480 pessoas) no estádio Couto Pereira, fato que torna o concerto da turnê Us + Them o de maior público pagante de todos os tempos em Curitiba.

Waters tocou superclássicos do Pink Floyd, o show teve superprodução e foi um dos momentos mais comentados do ano pelo contexto político em que o show se deu.

O concerto em Curitiba rolou na véspera do segundo turno da eleição e como havia a certeza de que Waters se manifestaria politicamente contra o então candidato Jair Bolsonoro, a Justiça eleitoral o ameaçou de ser multado por desrespeitar a lei. O cantor exibiu a escrita “ele não” no telão atrás do palco apenas 30 segundos antes do limite estabelecido pela Justiça.

>>> Confira como foi o show de Roger Waters em Curitiba 

Reabertura 1250

Uma das casas noturnas mais icônicas da história de Curitiba, o Studio 1250 reabriu as portas em agosto e trouxe de volta a rotina boêmia da cidade festas com pegada retrô. O endereço da nova casa é a Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 901. O salão do novo Studio 1250 tem capacidade para 1461 pessoas.  

Boa parte da estrutura da casa aproveita as instalações ou ao menos faz referência ao antigo Studio 1250 que funcionou até o ano 2000. As festas temáticas que eram marca registrada do antigo Studio 1250 como Haloween e Baile do Havaí também voltaram. Além da casa noturna, que tem programação todos os fins de semana, o novo endereço do 1250 também abriga um pub que abre de terça a domingo, batizado de Boteco do Mil.

Leia Mais: >>> 1250 reabre com três dias de festa 

O Lago dos Cisnes

Foto: Cayo Viera / Divulgação.

Um caso de sucesso no teatro de Curitiba no ano foi  montagem de O Lago dos Cisnes pelo Balé Teatro Guaíra em junho.

A obra-prima do compositor russo Piotr Tchaikovsky (1840-1893) previa inicialmente uma temporada de quatro noites, mas como os ingressos se esgotaram rapidamente a duração da temporada precisou ser dobrada.

A coreografia de Luiz Fernando Bongionvanni uniu a mais famosa e importante obra do balé clássico com a linguagem contemporânea que hoje é a linha do BTG.

Leia Mais: >>> Balé Teatro Guaíra é Lago dos Cisnes 

10 anos do Teatro Positivo


Foto: Divulgação.

Os dez anos do maior teatro de Curitiba, o Teatro Positivo – Grande Auditório foram comemorados com uma programação de primeira linha. A O auditório recebeu um calendário de atrações voltadas à música clássica como o concerto Luzes da Cidade, de Charlie Chaplin, com a Orquestra Sinfônica do Paraná, um concerto de piano com artista chinesa Yuja Wang e a Orquestra de Câmara de Viena, com Stefan Vladar na regência e piano (5 de novembro). Em dez anos de atividades, o espaço já recebeu mais de 1,2 mil espetáculos, assistidos por mais de 2,8 milhões de pessoas."

Leia mais: >>> Dez anos do Teatro Positivo com concertos de música clássica 

Vale da Música


Foto: Divulgação.

A cidade ganhou um novo palco para música. Desde setembro, a Ópera de Arame passa a receber diariamente apresentações musicais em um palco flutuante que cerca o local. Chamado de Vale da Música, o projeto é dedicado integralmente à difusão de bandas e músicos da cidade.

As apresentações acontecem de terça a domingo, das 10h às 18h — serão três shows diários de terça a quinta, aumentando para quatro de sexta a domingo. As entradas custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).

Leia mais: >>> Conheça o palco flutuante da Ópera de Arame 

Exposição Ásia

Em janeiro, o Museu Oscar Niemeyer (MON) recebeu a doação de uma coleção asiática privada, com mais de 3 mil peças, tornando o acervo do museu um dos maiores em coleções asiáticas do Brasil e da América Latina.

Em março, o museu inaugurou a exposição “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”, mostrando cerca de 200 obras provenientes de mais de dez países, como China, Índia, Paquistão, Myanmar, Japão, Irã, Butão e Afeganistão - o que aumentou o número de visitantes no museu. A mostra levou milhares de pessoas ao MON.  

Leia mais: >>> Exposição Asia leva 20 mil pessoas ao MON