Nesta sexta, 15 de setembro, tem sessão de observação do céu do projeto “Noites no Parque”, evento gratuito do Parque da Ciência Newton Freire Maia. Quem quiser participar deve ir até o Globo de Madeira, que fica dentro do parque – lá, alguns professores vão ajudar os participantes a utilizar os telescópios para identificar constelações, planetas e outros objetos celestes. Os astros mais visíveis durante a atividade são Júpiter, Saturno e a Lua.

Desde junho está sendo realizada a segunda temporada da ação, que vai até o fim deste mês. E a atividade tem feito sucesso: no encontro realizado em julho, cerca de 2,4 mil pessoas passaram pelo Parque da Ciência para observar os astros.

A observação é realizada sempre das 19h às 22h – é possível chegar em qualquer momento dentro desse intervalo – sempre que o céu estiver limpo. “É importante lembrar que a observação do céu está sujeita às condições climáticas – em caso de chuva ou céu nublado, a atividade será cancelada”, explica o diretor do Parque da Ciência, Anisio Lasievicz.

Datas
Em tese, há apenas mais uma data marcada para o evento este ano, além da desta sexta - dia 20 de setembro. Mas Lasievicz avisa que existe a possibilidade de realização dos encontros durante a primavera - tudo depende da favorabilidade das condições do céu.