O aniversário de 110 anos da imigração japonesa no Brasil terá comemoração especial em Curitiba. Para marcar a data, será realizada mais uma edição do já tradicional Imin Matsuri, o Festival do Imigrante Japonês. O evento, que está chegando a sua 28ª edição, está marcado para este final de semana, dias 23 e 24 de junho, na Expo Renault Barigui.  

>> Arigatô: um roteiro de lugares inspirados no Japão 

De acordo com um dos coordenadores do evento, Yuichi Oshima, a expectativa é que o encontro seja uma imersão na cultura. “São esperadas até vinte mil pessoas para o Imin Matsuri e todas as atrações estão sendo pensadas para homenagear os antepassados”, disse. Na programação, música, dança, artesanato e gastronomia japonesa. 

Programação cultural

A programação começa com uma novidade. Pela primeira vez, no festival, será realizado o Ireisai, que é o culto budista aos pioneiros antepassados, com início marcado para às 11h30 de sábado (23). A cerimônia de abertura oficial do 28º Imin Matsuri será às 13h.

Além disso, o festival terá atrações artísticas e culturais, como a presença da cantora japonesa Mariko Nakahira, que se apresenta nos dois dias, às 15h. Já no domingo (24), acontece o show do cantor Joe Hirata, às 16h. 

O evento terá ainda shows de taiko (tambor japonês) com RyukyuKoku Matsuri Daiko e Wakaba Taiko. A programação inclui também karaokê, apresentação de dança tradicional com Grupo Folclórico da Associação Cultural e Beneficente Nipo Brasileira de Curitiba, dança e música com o grupo Okinawa Kenjinkai, apresentação e workshop de Yosakoi Soran com o grupo Wakaba, além de demonstrações de artes marciais. 

Gastronomia e compras

Estandes de bazares e artesanatos e a praça de alimentação da gastronomia japonesa funcionarão durante todo o evento. O cardápio dos estandes inclui várias opções de pratos e petiscos asiáticos, como sushis, sashimis, lámen, guioza, frango xadrez, tempurá e outros.

Ingressos

Os ingressos custam R$ 7 (para um dia) ou R$ 10 (para acesso aos dois de Festival) e devem ser adquiridos na hora. Crianças até 12 anos ou idosos com mais de 60 não pagam a entrada. No sábado, o Imin Matsuri termina às 20h30 e no domingo vai até às 18h30. 

LEIA MAIS:

>> Conheça a exposição fotográfica que conta a história da cultura do skate em Curitiba
>> Túneis no centro de Curitiba? Livro revela o que é lenda e o que é verdade nesta história