O jazz invade a Ilha do Mel durante o mês de agosto. Nos quatro finais de semana do mês, os principais nomes do jazz paranaense se apresentam na Ilha não em um mas em dois festivais dedicado ao gênero musical: o Ilha do Mel Jazz Festival,  um dos maiores festivais de música do litoral, e o Jazz na Treze.

Na quinta edição do Ilha do Mel Jazz Festival – que teve sua realização ameaçada - a programação musical vai rolar nas praias de Brasília e de Encantadas, aos sábados e domingos. Todas as atrações musicais são gratuitas com exceção das baladas dos sábados a noite (R$ 10 a entrada).

>>> Como será o show de Chico Buarque em Curitiba em 2018

Entre os músicos que tocam nessa edição estão Antônio Boldrini, Hélio Brandão, Glauco Sölter, Mário Conde, Bernardo Manita, André Collini e as bandas Gringo's Washboard Band, Sotak Power Family, Jelly Roll Jazz & Blues Band, Sambaqui Jazz Trio, Free Style Street Bando e Mumbai Express (veja a programação completa abaixo).

Em Brasília, os shows gratuitos acontecem aos sábados à tarde na Praça Felipe Valentim. Todos os domingos, uma jam session acontece no trapiche de embarque/desembarque da Ilha, enquanto o público se despede do evento na barca que volta ao continente. Já na Praia das Encantadas serão realizadas as festas oficiais do evento todos os sábados à noite com a presença de músicos que tocam naquele final de semana.

Além dos shows, o evento conta com práticas de yoga e de esportes na natureza, eventos para crianças e ações educativas e ambientais. 

Programação Ilha do Mel Jazz Festival

4 de agosto

13h30 - GLAUCO SÖLTER E MÁRIO CONDE DUO

15h30 - ANDRE COLLINI TRIO

5 de agosto

14h30 - GRINGO'S WASHBOARD BAND

11 de agosto

13h30 - F.S.S.B's - FREE STYLE STREET BANDO

15h30 - SOTAK POWER FAMILY

12 de agosto

14h30 - Jam session

18 de agosto

13h30 - SAMBAQUI JAZZ TRIO

15h30 - HÉLIO BRANDÃO TRIO

19 de agosto

14h30 - JELLY ROLL JAZZ & BLUES BAND

25 de agosto

13h30 - BERNARDO MANITA TRIO

15h30 - NOVOTRIO

26 de agosto

14h30 - MUMBAI EXPRESS

 

Evento paralelo terá Raul de Souza
Além da escalação oficial do Ilha do Mel Jazz Festival, a pousada Treze Luas programou um evento paralelo o festival Jazz na Treze, um circuito off que também acontece durante os finais de semana de agosto. A pousada Treze Luas é considerada o “berço” do jazz na ilha, pelo pioneirismo na promoção de shows do estilo musical em meados da década de 2000.

O festival paralelo vai receber um dos maiores nomes do jazz brasileiro, o trombonista Raul de Souza. Junto com o jazzista, outros nomes importantes como apresentará como Bebê Kramer, Gabriel Schwartz e Daniel Migliavacca também vão marcar presença. Ao contrário do Ilha do Mel Jazz Festival, os shows do festival paralelo terão cobrança de ingressos no valor de R$ 30.