Com a missão de receber viajantes por preços camaradas, os hostels se tornam uma reunião de culturas e estilos, já que recebem gente do mundo inteiro que busca uma experiência única de viagem. Em Curitiba, um destes hostels também oferece uma programação cultural - e não só para quem estiver hospedado lá.

>>> Curitiba recebe batalha de bandas da América Latina no Hard Rock Cafe

O Expresso Curitiba Hostel e Coffee Bar tem apresentações de jazz todas as sextas-feiras. Os eventos reúnem músicos, hóspedes e o público em geral que quiser comparecer. Apresenta-se sempre uma banda de jazz local, que toca temas contemporâneos, como Charlie Parker, Miles Davis, John Coltrane, Wayne Shorter, Joe Henderson, Clifford Brown entre outros. As apresentações são gratuitas, mas a casa sugere um sistema de couvert “pague o quanto vale”. As apresentações começam sempre às 20h.

Segundo Valdemir Krause Junior - também conhecido por Jota -, um dos proprietários do empreendimento, a ideia da casa é criar uma interação entre os locais e os viajantes. “Desde a criação nossa ideia era ser um hostel cultural. Inclusive a ONU descreve os hostels pelo mundo como lugares de cultura e paz. Dentro de um hostel, encontramos pessoas do mundo todo, viajantes, gente de todas as idades, classes sociais e gêneros, assim sendo, um hostel por si só já é um ambiente cultural”, explica.

Jota ainda conta que um dos maiores festivais de jazz da cidade, o Curitiba Jazz Festival, surgiu no próprio hostel. “A primeira edição aconteceu no hostel em 2016. Realizamos uma edição de aniversário com dez horas de choro e jazz e foi um sucesso. Dai surgiu a ideia do festival”, diz.

Além dos shows, a casa também recebe exposições de artes visuais uma vez por mês, com pinturas, fotografias, esculturas e outros. Neste mês, o hostel abriga a exposição Humans of Curitiba do fotógrafo Gustavo Jordaki, que mostra retratos dos habitantes da capital e suas histórias.

O Expresso Curitiba Hostel e Coffee Bar fica na Rua General Carneiro, 543, próximo à Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

LEIA TAMBÉM 

>>> Fenômeno do piano clássico, chinesa Yuja Wang toca em Curitiba em outubro

>>> Oito festivais de todos os estilos para ir até o final do ano em Curitiba