O festival Mia Cara Curitiba - evento destinado a celebrar a cultura italiana - levará seis corais para cantar os clássicos temas italianos no centro de Curitiba. O evento acontece na sexta-feira, 25 de maio, na Catedral de Curitiba, que fica na praça Tiradentes, às 19h30. O Coral Folclórico Italiano de Santa Felicidade, Coral da Sociedade Dante Alighieri, Coro Itálico - Centro de Cultura Italiana, Escola de Cantores S. Pio X, o Coral da Catedral Basílica de Curitiba e o Coral Carithas vão se apresentar de forma gratuita. No entanto, a organização sugere a doação de um cobertor ou um quilo de alimento não-perecível, que serão doados à Provopar.

>>> 14 lugares para fazer piquenique em Curitiba

Essa é apenas uma das atrações do festival, que garante uma programação cultural extensa e gratuita contemplando música, teatro cinema e fotografia. O evento acontece entre os dias 18 de 30 de maio com dezenas de atrações.

A Capela Santa Maria recebe, por exemplo, Domenico Nordio, um dos maiores nomes da música instrumental italiana nos dias 18 e 19 de maio. Já no dia 20 de maio, cinco grupos folclóricos de música e dança tradicionais da Itália se apresentam no memorial de Curitiba a partir das 13h.

Entre os dias 18 e 30 de maio, uma mostra fotográfica promove um resgate da memória das famílias de italianos que se instalaram em Santa Felicidade e retratam um período de 1889 a 1970. As fotografias estarão expostas no Solar do Rosário.

Uma caminhada histórica também toma as ruas do bairro italiano de Santa Felicidade, mostrando dez pontos diferentes que marcaram a história dos italianos que aqui chegaram. A caminhada acontece nos dias 22 de maio, às 18h30 e no dia 26 de maio, às 9h. As vagas são limitadas.

A peça Três Vezes Pirandello homenageia o Luigi Pirandello do dramaturgo Roberto Innocente. O grupo Arte da Comédia encena “Três vezes Pirandello - Tragédia, Drama, Comédia” nos dias 23 e 24 de maio, às 20h no Teatro Guairinha.

A mostra de cinema Mia Cara Curitiba vai homenagear o diretor Pier Paolo Pasolini, com quatro filmes exibidos na Cinemateca entre os dias 24 e 27 de maio às 18h e às 20h. No local ainda haverá uma exposição fotográfica com imagens que expõe as locações, equipe e trabalhadores que participaram da obra de Pasolini.

A Camerata Antigua de Curitiba recebe também o tenor e violonista Vincenzo Cortese, que se apresenta ao lado do violinista Winston Ramalho. O concerto acontece no dia 25 de maio, às 20h na Capela Santa Maria.

O maior evento do festival acontece no dia 29 de maio, às 20h no Teatro Guaíra. Tês artistas italianos vem diretamente da Itália para um recital lírico. Na ocasião, se apresentam o maestro e pianista Davide Dellisanti, o tenor Stefano Sorrentino e a soprano Marianna Cappelani.

LEIA TAMBÉM 

>>> Lugares incríveis para ver as estrelas em Curitiba (se o tempo permitir)

>>> Dez rolês para fazer com R$ 10 em Curitiba