Por essa você não esperava, mas entre os dias 28 de abril e 1º de maio você pode conferir de perto o 5º Festival Brasileiro de Minifoguetes, que acontece em Curitiba. O evento, que acontece no campo de futebol 1 do Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR) é aberto ao público neste sábado (28).

O evento começa às 9h30 com uma exposição dos modelos que serão lançados. Os modelos ficam expostos até às 11h30, quando o público pode conversar com as equipes que farão os lançamentos, a partir das 13h30. A competição segue até o final da tarde, com o lançamento dos minifoguetes com alcance de 50 e 100 metros. As equipes que chegarem mais próximo do alvo ganham a competição. Serão 28 equipes, de 10 estados brasileiros que participarão da competição de lançamento destes minifoguetes.

O Festival foi criado em 2013 pelo Grupo de Foguetes Carl Sagan, organizado pelo professor Carlos Henrique Marchi, do departamento de Engenharia Mecânica da UFPR, que fomenta o desenvolvimento tecnológico na área aeroespacial entre estudantes e pesquisadores. Hoje, o Festival é organizado pela Associação Brasileira de Minifoguetes, criada em 2016.

De acordo com o professor Marchi, os foguetes são confeccionados pelas próprias equipes. Na categoria de 50 a 100 metros, que é aberta ao público, as equipes precisam desenvolver o foguete em si, mas sem desenvolver o motor propulsor. Já nas categorias até um quilômetro, que não é aberta ao público por questões de segurança, as equipes devem desenvolver inclusive o motor que será utilizado no minifoguete. “As equipes precisam fazer testes em suas universidades para se classificar para o evento”, contou Carlos Henrique Marchi. Portanto, os minifoguetes que vão competir no evento são os melhores do Brasil. “Essa é uma ótima oportunidade para atrair o público para conhecer um pouco mais da engenharia espacial”, destacou o professor.

LEIA TAMBÉM 

>>> Nostalgia: 11 lugares para você se sentir na Curitiba do passado

>>> Como eram os principais pontos de Curitiba “antes da fama”?