O dia da independência da Colômbia - comemorado no dia 20 de julho - não vai passar em branco em Curitiba. A comunidade colombiana que vive na capital paranaense organizou uma festa, que acontece no próximo domingo (22), para comemorar a independência do país e celebrar a cultura e gastronomia do local. A entrada é gratuita.

>>> Noite no Parque terá telescópios para ver os planetas

A festa da comunidade colombiana acontece a partir das 11h da manhã na Paróquia São José em Santa Felicidade. De acordo com Jenny Lopez, colombiana que mora há três anos em Curitiba, o evento é uma forma de celebrar a data e mostrar aos povos que vivem na capital paranaense um pouco da cultura do país. “A festa vai ser um espaço para fazer uma confraternização com os povos colombianos e de outros países que vivem aqui”, disse.

Além da culinária, a festa tem música e danças colombianas como a famosa Cumbia. “Vamos apresentar toda a parte cultural do país para que as pessoas possam conhecer a cultura do nosso povo”, comentou.

A festa é organizada por sete famílias que vieram da Colômbia para o Brasil. Cada uma será responsável por fazer um prato da culinária colombiana. Entre eles estão as obleas: waffle artesanal recheados com doce de leite, queijo ralado e creme de leite especial - tem tbm com coco, amendoim e chantilly com morangos. Tem ainda arepas, ajiaco, empanadas, aepas huevo e outros pratos. “Há três anos que eu moro aqui e nunca encontrei pratos colombianos. Me deu saudades da comida e acho que muita gente vai apreciar”, afirmou Jenny.  

LEIA TAMBÉM 

>>> Visita guiada ao Cemitério Municipal de Curitiba terá futebol como tema

>>> Programe-se: os shows que vão rolar em Curitiba até o final do ano