Já pensou como seria uma Oktoberfest na Europa do século XV? Roupas de época, música, dança, comida farta, muita cerveja e lutadores medievais? Não precisa mais imaginar, porque o Medieval Market promove sua própria Oktoberfest medieval no dia 13 de outubro, das 10h às 18h, na Chácara Refúgio do Vale, em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba — a 12 km do centro da capital.

Batalha medieval

Foto: Battle of Nations Brasil.

O evento será palco de batalhas medievais históricas temáticas. O público, além de poder assistir aos combates, que envolverão espadas, escudos e astes medievais, terá a oportunidade de aprender com os atletas um pouco do esporte em uma oficina de Esgrima Medieval. O evento contará com arena de Swordplay, que são espadas que não machucam, para adultos e crianças se divertirem.

Já para quem quiser ver os profissionais do esporte em ação, haverá também um torneio oficial de HMB (Historic Medieval Battle) promovido em parceria com a Battle of Nations Brasil. É um torneio que conta pontos para a liga mundial de HMB, portanto destinado a atletas da modalidade filiados à Federação Brasileira de HMB. Para os atletas brasileiros é uma oportunidade de conseguir pontos no esporte.

"Os atletas brasileiros hoje precisam ir para torneios europeus para conseguir somar esses pontos. Dessa vez estamos conseguindo fazer a competição aqui com a autorização da federação", explica Luana Azevedo, produtora do evento. No Paraná existe um grupo de luta medieval, o Grifos de Fogo. O esporte é mundial: todos os anos é realizada a Batalha das Nações — um torneio mundial de batalhas medievais históricas internacionais, que foi realizado pela primeira vez em 2009, em Kharkiv, Ucrânia, e se repete na Europa todos os anos, em abril ou maio. 

 

Festa típica europeia do século XV
Para que os visitantes se sintam imersos na Europa medieval, o evento oferece um banquete especial alemão com opção vegana (incluso no ingresso); shows com música medieval; trovadores e bardos; dança alemã; dueto de violino; oficinas de dança medieval e flautas irlandesas, além da de esgrima medieval; reconstrução histórica; tiro com canhão do século XV; arquearia; arremesso de machados; artesanato medieval; arena de swordplay (brincadeiras com espadas); tatuagens nórdicas e celtas; exposição de armas históricas e artigos medievais e claro, muita cerveja artesanal e hidromel.

O Festival Medieval de Curitiba
O Medieval Market é um festival que reúne fãs dos povos da Idade Média com pesquisadores que recriam a Era Viking e seus costumes em acampamentos e vida nas cidades mercantes. O movimento começou na Europa e América do Norte e esta é a terceira edição do festival em Curitiba.

Os ingressos para a Oktoberfest medieval custam a partir de R$ 95 e estão à venda no site do evento e são limitados a 500 unidades - e eles param de ser vendidos duas semanas antes do evento - para que o banquete seja preparado conforme o número de presentes. As bebidas devem ser pagas à parte, no local. 

Leia também:

>>> Programe-se: veja a agenda de eventos geek e nerd em Curitiba até o final do ano

>>> 10 passeios e lugares aconchegantes para curtir um dia frio em Curitiba