A temporada 2018 do Natal do Palácio Avenida está prestes a começar, levando para o centro de Curitiba uma das mais tradicionais apresentações de Natal do Brasill. Ao todo, são 28 anos de apresentações no espaço, que já foram patrocinadas por três bancos diferentes. Separamos algumas curiosidades sobre a as apresentações, que começam nesta sexta-feira (30), às 20h20.

>>> Rua Iluminada da Família Moletta é inaugurada em Curitiba

>>> Ícone do Natal curitibano, Palácio Avenida quase foi demolido na década de 1970

1- Apresentação tem 28 anos

A temporada do Natal do Palácio Avenida que começa nesta sexta-feira (30) é a de número 28. Desde que foi criado, a apresentação já foi patrocinada por três bancos diferentes - o Bamerindus, que criou o espetáculo, o banco HSBC e, agora, o banco Bradesco é o responsável pela criação e desenvolvimento da apresentação.

2- Por quem foi criado?

O Natal do Palácio Avenida foi criado por Maria Christina de Andrade Vieira, filha do fundador do Bamerindus, Avelino Vieira, e que respondia pela área de promoção e eventos do banco. Ela foi a primeira mulher a presidir uma associação comercial no Brasil, com sua gestão na Associação Comercial do Paraná (ACP)

3- Seleção das crianças

As crianças selecionadas para participar da apresentação do Palácio Avenida vem de escolas e instituições municipais. Não há uma seleção formal - quem tiver interesse de participar, entra para os ensaios, que começaram em agosto e aconteciam pelo menos duas vezes por semana. Ao todo, são 120 crianças que cantam no coral, acompanhadas de outros 150 funcionários do banco que atuam como “anjos”, ajudando as crianças durante a apresentação.

4- Atores convidados

Todos os anos, há um ator convidado a participar do espetáculo. Em 2018, o ator convidado foi Beto Sargentelli, que faz o papel do “Sonho”, no espetáculo “Tempo de Sonhar”. O ator já se apresentou em musicais como “O Rei Leão” e “Dois Filhos de Francisco”.

5- Números

Para colocar o espetáculo da rua, são quatro meses de preparação. Ao todo, são mais de 400 pessoas envolvidas com a produção, entre direção, equipe técnica, coralistas e funcionários do banco. São 120 crianças no coral, mais de 160 figurinos diferentes e 2,5 mil adereços utilizados pelas crianças nas janelas. O Palácio Avenida é decorado com mais de 100 mil lâmpadas.

LEIA TAMBÉM

>>> Natal obrigatório: 26 atrações para comemorar a chegada do bom velhinho em Curitiba

>>> Show de luzes do Shopping Mueller é uma das atrações natalinas da cidade