Passar a tarde provando brigadeiro, sorvete, bolos e tortas. Não quaisquer deles, mas os mais famosos e elogiados da cidade. É o que faz Ledinara Batista em seus roteiros gastronômicos em confeitarias, o Curitidoce, em que os participantes comem de dez a 12 porções-degustação das docerias selecionadas por ela.

Os roteiros são realizados aos sábados e domingos, em quatro itinerários diferentes: Praça da Espanha, Praça da Espanha Lado B, Praça da Ucrânia e, o mais recente, Juvevê (que estreia em março). Ledinara é uma verdadeira formiga, tamanho o apreço por açúcar. Ela sabe de todas as novidades de doce, seja um lançamento de chocolate no supermercado, seja um novo prato em alguma confeitaria de Curitiba.

>>> Vin Bistrô fecha as portas em Curitiba e chef abre novo restaurante no mesmo local

Por cerca de três horas, ela guia os participantes por quatro ou cinco confeitarias em um raio de dois quilômetros e em cada um dos estabelecimentos, o grupo tem uma breve apresentação do da casa, como é preparado o prato e pode fazer perguntas ao proprietário ou chef. Na Cuore di Cacao (foto abaixo), por exemplo, os participantes têm uma degustação guiada pela sócia Bibiana Schneider, com quatro chocolates. As inscrições são pelo e-mail curitidoce@gmail.com e custam R$ 60 por pessoa.

Insight açucarado

A ideia para um roteiro de doces foi um insight de fim de semana, enquanto Ledinara dava a sua costumeira volta pela região da Praça da Espanha. “Eu gostava de ir em várias confeitarias e cafés da região e pensei que daria para fazer um roteiro. No começo acharam estranho: “quem sairia de casa para parar em várias confeitarias e provar um doce em cada?””, relembra Ledinara. Aparentemente, centenas de pessoas – algumas mais de uma vez.

>>> 15 restaurantes para jantar às segundas-feiras em Curitiba

Com pouco mais de quatro anos de existência, a estimativa de Ledinara é que 10 mil doces tenham sido servidos para mais de 2.800 pessoas. Só em 2018, 52 docerias foram visitadas pelas centenas de participantes do Curitidoce. Para 2019, a previsão é realizar 50 roteiros por 17 docerias de Curitiba. “No começo, achei que seria muito turista. Mas 95% do público nos seis primeiros meses de Curitidoce foram de Curitiba”, conta.

Confira as confeitarias participantes em cada tour

Praça da Espanha (primeiro sábado do mês): Cuore di Cacao Chocolateria; Kinkan Sweet & CO; Bazar Doce Pâtisserie; L’Arte di Gelato e Mary Ann Apple Factory.

Praça da Ucrânia (realizado no segundo sábado do mês): Nina Romano Pâtisserie; Confeitaria Curitibana; Special Treat Bakery; e Anne Schuartz.

Praça da Espanha Lado B (realizado no terceiro sábado do mês): Lucca Cafés Especiais; Fabiano Marcolini Alimentari; Lola Li Café e Doceria; O Famoso Brigadeiro; e Caffè Per Tutti.

Juvevê (no quarto sábado do mês a partir de março): O Famoso Brigadeiro; Fada Formiga Doçaria Artesanal; Chiffon Cake; e Lili Oui Sucre.

Roteiro de domingo (este roteiro mescla endereços próximos à Praça da Espanha e à Praça da Ucrânia): Anne Schuartz, Mary Ann Apple Factory, Kinkan Sweet & Co, L'Arte di Gelato e outras a definir.