Está se sentindo por fora das conversas sobre a família real às vésperas do casamento do príncipe Harry e da atriz americana Meghan Markle?  

>>> Levar o próprio lanche ao casamento real: a tradição que Príncipe Harry está começando

Mais de 2.600 pessoas foram convidadas ao parque do Castelo de Windsor para ver a chegada e a saída do casamento no próximo sábado (19).   

>>> Turma da Mônica ganha circo (e ele vem para Curitiba!)

O namoro de Harry e Meghan foi revelado em 2016. Em dezembro daquele ano, ele apresentou a namorada ao irmão e ao pai, o príncipe Charles. O noivado dos dois foi anunciado em novembro.   

>>> Documentário que mostra os bastidores do impeachment de Dilma chega aos cinemas

Separamos sete filmes que retratam a realeza britânica e dão um panorama da história da monarquia mais famosa do mundo. A maior parte, com certeza está disponível na locadora mais próxima de você, e outras você encontra em serviços de streaming.

"ELIZABETH"

O filme de 1999 retrata a história da primeira rainha Elizabeth (1533-1603) e foi indicado a três categorias do Oscar.

A atriz Cate Blanchett vive Elizabeth 1ª, filha de Henrique 8º e Ana Bolena, que assume o trono em um momento em que o país está dividido entre católicos e protestantes, falido e cercado de inimigos. O filme trata das intrigas do poder e das conspirações de Elizabeth para permanecer no trono.

"A JOVEM RAINHA VITÓRIA"

O drama de 2009 mostra a história da rainha Vitória (1819-1901), tataravó da Elizabeth 2ª e o segundo reinado mais longo da história do Reino Unido, 63 anos.

O primeiro é de Elizabeth 2º, que completará 65 anos de trono em junho. A rainha Vitória é vivida pela atriz Emily Blunt, na trama que retrata a disputa de poder pela coroa com a mãe possessiva e o triângulo amoroso com o príncipe da Bélgica e o primeiro-ministro.

"VITÓRIA: A VIDA DE UMA RAINHA" 

A longeva rainha Vitória também é tema de uma série britânica. Vitória: a vida de uma rainha narra a trajetória da monarca desde sua ascensão ao trono aos 18 anos de idade, com base no diário e nas cartas deixadas por ela.

Coroada após a morte de seu tio, o rei William 4º que não deixou filhos legítimos, Vitória se casou com seu primo Albert (Tom Hughes), com quem teve nove filhos. Durante seu reinado, o Reino Unido se transformou em uma potência industrial, científica e militar.

 "O DISCURSO DO REI"

O longa de 2010 retrata as dificuldades enfrentadas pelo rei Jorge 6º (1895-1952), gago, no trono. O rei, interpretado por Colin Firth, recebe ajuda de Lionel Logue (Geoffrey Rush), um terapeuta de fala de método pouco convencional para vencer o problema de fala e anunciar no rádio a declaração de guerra dos britânicos contra a Alemanha, em 1939. O filme ganhou quatro Oscars, incluindo o de melhor filme.

"W.E.: O ROMANCE DO SÉCULO" 

Dirigido por Madonna, (sim a cantora Madonna), o filme de 2012 retrata um dos romances mais polêmicos da realeza britânica. O rei Edward 8º se apaixonou pela americana Wallis Simpson, que estava se divorciando pela segunda vez.

O monarca teve que escolher entre o amor e o trono, que perderia se eles se casassem. O que ele fez? Abdicou do trono para ficar com Wallis, levando o pai de Elizabeth 2º a liderar a monarquia britânica.

"THE CROWN" 

A primeira temporada da série original da Netflix, que estreou em 2016, acompanhou a morte do rei George 6° (Jared Harris) e a ascensão ao trono da rainha Elizabeth 2ª (Claire Foy), com todas as dificuldades de seus primeiros anos de reinado e o impacto da coroa em seu casamento com o duque de Edimburgo, Phillip.

A segunda temporada terminou com o nascimento do quarto filho de Elizabeth e Philip, príncipe Edward, em 1964. A terceira temporada, já confirmada, deve se concentrar na era Wilson, que cobre os mandatos de 1964-1970 e 1974-1976 do primeiro-ministro Howard Wilson, e a quarta temporada se concentrará em Margaret Thatcher e na princesa Diana.

Outras duas temporadas estão previstas para retratar as duas últimas décadas do reinado de Elizabeth 2ª. 

“A  RAINHA” 

O filme de 2006 retrata um dos períodos mais sombrios do reinado de Elizabeth 2ª. Depois da morte da princesa Diana, adorada pelos britânicos mesmo após o divórcio do príncipe Charles, a imprensa britânica se aproveita do silêncio da família real para repudiar a monarquia.

Enquanto isso, a rainha, vivida pela premiada Helen Mirren, e sua família passam os dias no Castelo Balmoral, sua residência de verão. A monarca, de criação rígida e tradicional, não consegue entender toda a paixão que o povo sentia por Diana e acaba colocando em risco sua coroa.

Confira uma lista de locadoras em Curitiba para você alugar os filmes: