Como em qualquer espetáculo, ir a um concerto gera dúvida aos papais, avós e tios: posso levar crianças assistir a uma orquestra? O Guia Gazeta do Povo preparou algumas dicas baseadas em recomendações da Orquestra Sinfônica do Paraná para maior comodidade dos pequenos em concertos.

Os concertos regulares da OSP são recomendados para adultos e crianças acima de sete anos, mas pais e responsáveis que desejarem comparecer com crianças menores são bem-vindos, segundo o grupo. Nesse caso, a orientação é que se sentem ao fundo da plateia ou nas laterais, para facilitar a saída no meio do espetáculo caso a criança precise; além de prestar atenção ao bem-estar do pequenos e em caso de desconforto, levá-los ao saguão do teatro para entretê-los até que se sintam à vontade para retornar ao teatro.

>>> Concerto gratuito vai tocar Chopin e outros clássicos em três dias

É que os concertos costumam durar entre 1h30 e 2h, o que pode ser muito tempo para crianças mais novas e bebês. Uma dica para que se sintam à vontade durante o espetáculo é preparar a criança desde a saída de casa, mostrando como é um teatro, dizendo que as luzes ficarão apagadas e que é necessário ficar em silêncio para não atrapalhar a concentração dos músicos. Até mesmo os adultos devem seguir a recomendação e tomar cuidado com o falatório e a quantidade de palmas para não interromper a apresentação. 

>>> Passeios históricos para fazer próximos a Curitiba

Outra dica interessante da Orquestra Sinfônica é mostrar o programa do concerto para a criança e conversar com ela sobre a obra. Isso pode ajudá-la a entender o que está acontecendo no palco e apreciar a história por trás das músicas. 

Concertos para crianças

Criados para familiarizar os pequenos com teatro e música clássica, a OSP criou concertos específicos para receber crianças, que acontecem de tempos em tempos. Na programação de 2019, está o concerto infantil A Varinha Mágica da Maestrina, no dia 13 de outubro, às 10h30, no Guairão.

Sem limite de idade para assistir ao concerto, ele é diferente de uma apresentação regular. As luzes do teatro ficam acesas durante todo o espetáculo, que ainda conta com a presença de um ator ou narrador que interage com as obras tornando-a mais divertida para os pequenos.

O programa é acompanhado de uma história narrativa, além de ser interativo e colorido. Mais curto, com cerca de 35 minutos, o concerto infantil também tem surpresas, como vestir os músicos de forma descontraída, convidar as crianças a usarem fantasias ou mesmo subirem ao palco e mexerem com os instrumentos. Tudo é preparado detalhadamente para agradar aos pequenos e habituá-los ao ambiente de uma orquestra.