Perdoem o clichê, mas a verdade precisa ser dita: quem não gosta de samba, bom sujeito não é. E quem curte o samba de gafieira, raiz, caboclo, tocado ou cantado pode curtir o roteiro animado criado pela redação do Guia Gazeta do Povo + Clube, com uma seleção de lugares para curtir (e dançar!) a música em Curitiba. 

Carcará Bar

O Carcará valoriza a tradição e cultura africana, trazendo eventos especiais de samba para o estabelecimento. O bar serve comidas típicas de Pernambuco e do Pará. Entre os ritmos tocados pelas bandas estão o samba dos anos 1980 e 1990, pagode e axé. O local é conhecido pela venda de "litrão" por R$ 10, além dos chopps, cachaças, caipirinha de Jambu e soft drinks.



Espaço Cultural Ilê Odara

O local é uma casa de cultura que promove a arte pela dança, cultura, arte, fotografia. Os eventos organizados pelo espaço têm comidas, cervejas, cachaças e são conduzidos com muita descontração.


 
Zéppelin


Forró, samba, feijoada completa e sobremesa. No Zéppelin o cardápio mata a fome de comida e de música boa! Com samba raiz, batuque e muita alegria, a programação do bar sempre tem bandas ao vivo e também conta com axé toda quinta-feira.

Fidel

Toda quinta, o Fidel tem "Quebrada do Samba". Na sexta, o evento é a "Sexta do Choro". Várias bandas parceiras se apresentam no bar e representam o samba caboclo, o gingado e a parte da cultura brasileira que não deixa o samba acabar. 

Bossa Bar

No Bossa, forró, samba, bloquinho de Carnaval e muita brasilidade acompanham as noitadas no bar. O tradicional "Bloco do Bossa" anima os foliões todos os sábados. O local brinca com a analogia de que ali se toca "música PRAPULAR brasileira" e a animação é o que realmente importa.



Quintal da Maria

O clássico samba no quintal com cerveja gelada e comida boa, como se você estivesse em casa. O local funciona como bar e petiscaria e a decoração simples e aconchegante é justamente o que dá esse ar acolhedor. A clientela fiel bate ponto no Quintal da Maria - dona do local, que geralmente está por ali conversando com os clientes. A casa tem shows todo final de semana.

Samba Pastel e Birita

Unindo três clássicos que o brasileiro adora, o Samba Pastel e Birita traz eventos para o povo ficar na rua, ouvindo música, dançando e desfrutando de seus pastéis e copos de cerveja. Localizado na Rua São Francisco, o local não tem grande capacidade interna, mas a parte interessante é justamente essa: ocupar os espaços públicos, aproveitar com os amigos na calçada e ouvir um samba raiz ao vivo.